Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

CPLP. Ministros da Saúde aprovam Plano Estratégico de Cooperação até 2027

Os ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram, esta quinta-feira, o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde até 2027, apelando aos parceiros de desenvolvimento para aumentar as atividades que permitam concretizar a iniciativa.

CPLP. Ministros da Saúde aprovam Plano Estratégico de Cooperação até 2027
Notícias ao Minuto

20:41 - 09/03/23 por Lusa

País CPLP

Segundo uma nota enviada à Lusa, os ministros da Saúde da CPLP ou seus representantes, reuniram-se "em plataforma eletrónica", por ocasião da IV Reunião Extraordinária dos ministros da Saúde da CPLP, "com o objetivo de aprovar o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP -- PECS-CPLP 2023-2027".

No comunicado, os ministros da Saúde lusófonos dão conta que este é um "instrumento primordial de orientação da cooperação em saúde da CPLP para fomentar o relacionamento da comunidade com diferentes parceiros de desenvolvimento".

Os responsáveis apelam ao aumento dos "esforços para dotar o PECS-CPLP com recursos financeiros, ou de outras tipologias, que permitam reforçar a execução das iniciativas nele previstas".

Na nota, os governantes apelam "aos parceiros de desenvolvimento da CPLP para que se juntem aos esforços a promover pelos Estados-membros e, no curto e médio prazo, incrementem o desenvolvimento de atividades de cooperação com a CPLP para a implementação do PECS-CPLP".

No documento salienta-se ainda a "necessidade de estabelecer um diálogo fluido da CPLP com organismos internacionais que desenvolvem um papel-chave para o desenvolvimento dos Estados-membros da comunidade na área da saúde", com especial atenção para "iniciativas de financiamento para tratar as principais doenças como VIH/Sida (...), malária e tuberculose, bem como co-infecções e comorbidades do VIH como o cancro cervical e a hepatite C".

Os responsáveis lusófonos anunciam ainda o objetivo de "promover, até ao final de 2023, uma mesa-redonda com o propósito de mobilizar os observadores associados e outros parceiros de desenvolvimento para a execução do PECS-CPLP".

No documento, apresenta-se ainda o objetivo de concretizar, até final deste ano, uma conferência sobre cuidados de saúde primários, em Luanda, uma conferência sobre "'One Health'/Uma Só Saúde", em Cabo Verde, o IV Encontro luso-brasileiro de Avaliação em Saúde, em Lisboa, e a realização da V Reunião Ordinária da Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública -- RINSP-CPLP, em Maputo.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Leia Também: Portugal inaugura novo centro de vistos em Luanda. Cônsul pede "tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório