Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PJ suspeitava de "maus-tratos e negligência" no lar encerrado em Palmela

A Polícia Judiciária (PJ) indicou hoje que existiam "suspeitas de maus-tratos e negligência" aos utentes do lar clandestino que encerrou nas Lagameças, em Palmela, no distrito de Setúbal.

PJ suspeitava de "maus-tratos e negligência" no lar encerrado em Palmela
Notícias ao Minuto

19:23 - 09/03/23 por Lusa

País lar clandestino

Em comunicado, a PJ adianta que durante o dia de hoje efetuou buscas no lar de idosos, em "estreita colaboração" com a Segurança Social, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o delegado de saúde, "por suspeitas de maus-tratos e negligência aos seus utentes".

"No decurso das diligências foi possível verificar que as instalações onde funciona o referido lar se tratam de edifícios vocacionados para a atividade agrícola e que nada tem a ver com o funcionamento de um lar", lê-se na nota.

A PJ refere que foram identificados 27 idosos, "alguns a necessitar de cuidados médicos", que foram encaminhados para unidades hospitalares.

Anteriormente, fonte da PJ tinha indicado à Lusa que um lar clandestino, nas Lagameças, encerrou hoje por falta de condições.

A mesma fonte disse que o lar tinha atualmente 25 utentes, dos quais cinco foram transportadas para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

Em resposta a questões da Lusa, o Centro Hospitalar de Setúbal confirmou, cerca das 20:00, que deram entrada no serviço de urgência cinco utentes daquele lar, dos quais três já "têm alta clínica" e aguardam resposta da segurança social, enquanto outro "está em observação", com "alta previsível" na sexta-feira.

Um quinto utente "está acompanhado pela família, que está a diligenciar resposta em lar", acrescentou o hospital.

De acordo com a fonte da PJ, dos restantes utentes, uns ficaram ao cuidado de familiares, enquanto outros foram encaminhados para outros lares, acrescentou.

A fonte da PJ revelou ainda que o lar clandestino já estava sob investigação policial há algumas semanas por suspeitas de incumprimento das condições mínimas para o exercício da atividade.

A agência Lusa questionou o Ministério da Segurança Social, mas não obteve resposta até ao momento.

[Notícia atualizada às 20h09]

Leia Também: Lar clandestino em Palmela encerra por falta de condições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório