Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Alegada fraude com fundos europeus: Câmara de Reguengos visada em buscas

A Câmara de Reguengos de Monsaraz está também entre os alvos das buscas da Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fraude com fundos europeus, numa operação desencadeada hoje por uma investigação da Procuradoria Europeia.

Alegada fraude com fundos europeus: Câmara de Reguengos visada em buscas
Notícias ao Minuto

14:53 - 09/03/23 por Lusa

País Reguengos de Monsaraz

Fonte da Procuradoria Europeia (EPPO na sigla em inglês) adiantou à Lusa que as buscas efetuadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ visam essencialmente a "recolha de prova" na autarquia, estendendo-se também a uma empresa e à residência do respetivo gerente.

De acordo com a mesma fonte, não houve até ao momento detenções na operação de hoje, que foi executada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e esteve centrada na apreensão de prova.

Segundo uma nota divulgada anteriormente pela Procuradoria Europeia (EPPO na sigla em inglês), cujo gabinete de Lisboa tem a seu cargo o inquérito, a alegada fraude ascende a 880 mil euros e estará em causa a eventual prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio.

A EPPO adiantou ainda que aquele município alentejano recebeu 880.621 euros para apoiar um evento ligado à água, com a contratação para a organização a ser posteriormente feita por ajuste direto a uma empresa privada.

"Em causa estão subvenções do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (FEDER) atribuídas ao evento "Water Life Aid" (posteriormente designado por "Water - World Forum For Life"), organizado pelo município de Reguengos de Monsaraz nos dias 03 a 06 de junho de 2021, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental", refere o comunicado da agência europeia.

Leia Também: Reguengos de Monsaraz. Alegada fraude com fundos europeus leva a buscas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório