Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Agitação marítima agrava-se até sábado no continente e nos Açores

Autoridades pedem cuidados redobrados junto à costa devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Agitação marítima agrava-se até sábado no continente e nos Açores
Notícias ao Minuto

18:28 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

País Agitação marítima

As autoridades alertaram que as condições no mar devem piorar a partir desta quinta-feira, com a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) a apontarem para um "agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental".

Este agravamento está previsto para o período entre as 18h desta quarta-feira até às 18h de sexta-feira, dia 10 de março, referem as autoridades, em comunicado.

Já nos Açores, as condições mantêm-se agravadas entre as 12h de quinta-feira e as 6h de sábado, dia 11 de março.

No continente, especificamente no quadrante Oeste, as autoridades preveem que as ondas possam atingir os seis metros de altura e chegar a uma altura máxima de 11 metros. No sudoeste da costa portuguesa, o vento pode chegar aos 120 km/h, com uma intensidade média de 65 km/h.

Nos Açores, as condições deverão ser ligeiramente mais agrestes, com ondas mais fortes, embora as previsões para o vento no quadrante Sudoeste se mantenham.

As autoridades apelam, assim, que a população evite atividades junto à orla costeira, nomeadamente passeios junto ao mar, em arribas e praias, "evitando ser surpreendido por uma onda".

Aos pescadores, a Marinha e a AMN pedem que não seja praticada a pesca lúdica, "em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras."

Apela-se ainda para que os navios e embarcações sejam devidamente asseguradas.

Leia Também: Chuva, vento forte e agitação marítima mantêm-se até 5.ª feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório