Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Gomes Cravinho reconhece que país está "longe da plena igualdade"

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu ainda que quer "um ministério mais equitativo e mais justo".

Gomes Cravinho reconhece que país está "longe da plena igualdade"
Notícias ao Minuto

15:55 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

País Dia Internacional da Mulher

O ministro dos Negócios Estrangeiros assinalou esta quarta-feira o Dia Internacional da Mulher, reconhecendo que o país está "longe da plena igualdade de direitos entre homens e mulheres".

Através do Twitter, João Gomes Cravinho salientou que o dia é "para reconhecer e agradecer" e garantiu que, dentro da sua tutela, está-se a trabalhar para reduzir as desigualdades de género.

"Enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, o meu compromisso é o de trabalhar para um ministério mais equitativo e mais justo", disse.

O Dia Internacional da Mulher é feriado em vários países, nomeadamente na Alemanha, reservado como um dia de luta e para recordar as dificuldades diárias com que as mulheres continuam a ter de lidar no mercado de trabalho e na sociedade.

O primeiro-ministro, António Costa, vincou esta quarta-feira os progressos na igualdade de género em Portugal, mas não deixou de considerar "intolerável" que a diferença de vencimentos entre homens e mulheres seja de 11%.

Costa também falou sobre a representatividade política, afirmando que "se aumentámos a participação das mulheres na vida política, deve-se ao facto de termos alterado a lei da paridade, exigindo-se 40% não só das candidaturas, como também no reposicionamento das mulheres nas listas, de forma a que não ocupem só os lugares de suplentes".

"Hoje temos um Governo com nove homens e nove mulheres como ministros e que é fruto desse processo que se alcançou", acrescentou o chefe do executivo.

Leia Também: Costa salienta progressos na igualdade mas aponta diferenças salariais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório