Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Agitação marítima. Ondas nos Açores podem chegar aos 13 metros

Saiba quais os cuidados que deve ter entre as 18h desta segunda-feira e as 18h de quarta-feira.

Agitação marítima. Ondas nos Açores podem chegar aos 13 metros
Notícias ao Minuto

15:20 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A Autoridade Nacional Marítima (ANM) alertou para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores entre as 18h00 desta segunda-feira e as 18h00 de quarta-feira.

De acordo com uma nota publicada no site da ANM, as ondas podem atingir uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos.

São ainda esperados "ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média de até 65km/h e rajadas até 120km/h".

A Marinha e a ANM alerta, por isso, para que tenham cuidados, tanto numa eventual ida ao mar como na aproximação em zonas costeiras.

Recorde as recomendações que devem ser tomadas nestes casos:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Leia Também: Açores com ondas que podem atingir os 11 metros entre sábado e 2.ª-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório