Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSP "alvo de arremesso de pedras e garrafas" após jogo do Benfica

A polícia acusa os ataques após o jogo entre Benfica e Famalicão, na sexta-feira, que causaram ferimentos num agente. A PSP utilizou "a força e o disparo de duas munições menos letais".

PSP "alvo de arremesso de pedras e garrafas" após jogo do Benfica
Notícias ao Minuto

23:23 - 04/03/23 por Notícias ao Minuto

País Futebol

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) fez, este sábado, um 'apanhado' da operação de segurança ao jogo realizado entre o Benfica e o Futebol Clube de Famalicão, na sexta-feira, em que foi recebida com o arremesso de pedras e garrafas, acabando com um agente ferido.

O momento tenso deu-se quando a polícia tentava acalmar os ânimos dos elementos da claque 'No Name Boys', que alegadamente acionavam artefactos pirotécnicos nas imediações do Estádio da Luz.

Em comunicado, a PSP esclarece que "as equipas de futebol, bem como os adeptos, entraram e saíram do Estádio Sport Lisboa e Benfica, em condições de segurança, sem qualquer incidente a registar".

Durante o jogo, no entanto, "foram registados comportamentos que motivaram o levantamento de três autos de contraordenação". Em causa esteve a "utilização de artefactos pirotécnicos". Também se registou um auto de contraordenação por "comportamentos inadequados".

A PSP deu conta ainda da queda de um adepto, "tendo este necessidade de receber tratamento médico".

"Após o fim do jogo, a maioria dos adeptos saiu do estádio para os seus destinos, permanecendo nas imediações algumas centenas de adeptos pertencentes ao 'No Name Boys'. Pouco depois das 0h00, do dia 4 de março, alegadamente em celebração do aniversário daquele grupo, os adeptos, ocupando a via pública, começaram a deflagrar artefactos pirotécnicos", continuou a PSP em comunicado.

"Estes comportamentos, em violação das normas sobre a circulação rodoviária e o uso de pirotecnia, começaram a pôr em risco os condutores e transeuntes que ainda circulavam naquela área", pode-se ler ainda na missiva.

Por isso, "os polícias que integravam o policiamento e que estavam a monitorizar aqueles adeptos aproximaram-se para dissuadir e fazer cessar tais comportamentos, e, face a esta movimentação, foram alvo de arremesso de pedras e garrafas".

Desses ataques resultaram "danos em duas viaturas não policiais e ferimentos num dos polícias", explicou a PSP, que "perante os ilícitos e comportamentos violentos contra os polícias", levou a cabo "uma ação de dispersão, utilizada a força e o disparo de duas munições menos letais".

Ação que permitiu repor "a ordem pública", bem como a recolha de vários artigos pirotécnicos.

"A PSP apela aos adeptos que cumpram as ordens legais e legítimas dos polícias, para que seja garantida a segurança de todos os intervenientes nos espetáculos desportivos e que e se abstenham de comportamentos agressivos e violentos, perante os quais a PSP não hesitará em ter uma atuação dissuasória e determinada", concluiu ainda a polícia na missiva.

Leia Também: Riccieli foi para o hospital após "impacto forte" no Benfica-Famalicão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório