Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Governo pede parecer sobre a greve "atípica" dos funcionários judiciais

Num esclarecimento enviado pelo gabinete do Ministério da Justiça às redações, a "configuração atípica da greve" justifica o pedido, sobretudo numa "perspetiva de clarificação dos efeitos da mesma na situação laboral dos trabalhadores aderentes".

Governo pede parecer sobre a greve "atípica" dos funcionários judiciais
Notícias ao Minuto

13:34 - 03/03/23 por Notícias ao Minuto

País Funcionários judiciais

O Ministério da Justiça pediu ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer sobre a greve dos oficiais de justiça, que decorre até 15 de março e tem provocado o adiamento de muitas centenas de diligências processuais. 

Num esclarecimento enviado pela tutela às redações, a "configuração atípica da greve" justifica o pedido, sobretudo numa "perspetiva de clarificação dos efeitos da mesma na situação laboral dos trabalhadores aderentes".

Na mesma nota, o Ministério da Justiça reitera que "o direito à greve é um direito constitucional" e frisa que a equipa governativa tem "mantido diversas reuniões com as estruturas sindicais, no quadro do diálogo que tem pautado o seu relacionamento com os sindicatos representativos dos trabalhadores da Justiça".

Contudo, prossegue, o "direito à greve, enquanto direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores", deve ser exercido "de acordo com o regime legalmente previsto para o efeito, uma vez que apenas dessa forma se assegura uma efetiva proteção dos trabalhadores que a ela aderem".

Recorde-se que, depois de o Observador já ter adiantado a notícia de que a tutela tinha pedido ao Conselho Consultivo da Procuradoria um parecer sobre a greve dos oficiais de justiça, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) regiu com estranheza à iniciativa do Governo.

O dirigente do SFJ disse "estranhar" a posição tomada pelo Ministério da Justiça, alegando que a prioridade do governo deveria ser "pôr fim à greve, dando resposta adequada às reivindicações" dos oficiais de justiça e não dar "um sinal que há uma inflexão" nas negociações que abrangem diversas questões.

Quanto ao parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) que resultar deste pedido do MJ, António Marçal disse que se trata de apenas de "um parecer" e caso o mesmo venha a ser eventualmente homologado pelo governo, o sindicato saberá "reagir judicialmente".

Na Assembleia da República, o PSD já pediu uma audição urgente da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, sobre a questão do Estatuto dos oficiais de justiça, numa altura em que várias diligências e processos não urgentes são adiados devido aos efeitos da paralisação sentida nos tribunais.

Leia Também: Parecer sobre greve? Sindicato dos Funcionários Judiciais diz "estranhar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório