Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Pânico' em comboio da CP. Empresa abre inquérito e pede "desculpa"

Imagens nas redes sociais colocaram em destaque a sobrelotação das carruagens, tendo os passageiros percorrido os de caminho-de-ferro a pé, depois do comboio ter sido parado de emergência. A empresa assegurou ter dado início a uma avaliação interna, tecendo as suas desculpas "aos passageiros afetados por todos os transtornos causados".

'Pânico' em comboio da CP. Empresa abre inquérito e pede "desculpa"
Notícias ao Minuto

09:15 - 02/03/23 por Daniela Filipe

País CP

Um comboio sobrelotado da Comboios de Portugal (CP) ficou, na tarde de quarta-feira, parado mais de uma hora entre a estação de Sete Rios e Benfica, em Lisboa, depois de um dos passageiros ter acionado o travão de emergência, lançando o pânico nas carruagens. Uma mulher foi, inclusivamente, assistida devido a um ataque de pânico, tendo sido encaminhada para o Hospital de Santa Maria.

Perante este cenário, a empresa, cujos trabalhadores se encontram em greve desde segunda-feira (a segunda semana de greve em menos de um mês), revelou, esta quinta-feira, ter dado início a uma avaliação interna, tecendo as suas desculpas “aos passageiros afetados por todos os transtornos causados”.

O comboio, que estava previsto nos serviços mínimos decretados para a greve dos trabalhadores que termina esta quinta-feira, circulava "com um atraso de 45 minutos em consequência do auxílio prestado a passageiros na viagem imediatamente anterior", segundo a CP.

"Apesar deste incidente não ter causado dano físico grave nas pessoas a bordo, a CP lamenta a situação, pedindo desculpa aos passageiros afetados por todos os transtornos causados", sublinhou a entidade, na mesma nota.

Imagens nas redes sociais colocaram em destaque a sobrelotação das carruagens, tendo os passageiros percorrido os de caminho-de-ferro a pé, depois do comboio ter parado.

Greves lotaram (ainda mais) as carruagens

Alguns passageiros sentiram-se mal devido à “lotação completa”, sendo que, de acordo com a empresa, "enquanto o revisor seguia os procedimentos de segurança e se deslocava para a carruagem onde o sinal de alarme havia sido acionado, alguns passageiros abriam as portas das carruagens e saíram para a linha".

Na verdade, um agente da autoridade a bordo pediu o reforço de operacionais que, com a ajuda dos trabalhadores da CP, removeram um painel de rede que limita o acesso à linha do comboio e encaminharam os passageiros para o passeio, fora da área onde é proibida a circulação de peões.

Segundo o comissário António Dionísio, da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa, todos os passageiros foram retirados "sem grande nervosismo" para a estação de Benfica e, após contacto com a CP, foi colocado um comboio em circulação para acautelar o transporte até ao destino.

De notar que, na quarta-feira, a CP suprimiu 746 comboios de um total de 985 programados, entre as 00h00 e as 18h00, conforme indicam os dados enviados à agência Lusa.

Neste período, foram efetuados 239 comboios, cumprindo os serviços mínimos estabelecidos, o que corresponde a um nível de supressão de 75,7%.

Mas, afinal, que comboios estão a circular esta quinta-feira? Como pedir reembolsos?

Neste quarto e último dia de greve dos trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP), estão previstos serviços mínimos, ainda que com "fortes perturbações". Contudo, segundo a CP, "podem realizar-se outros comboios para além dos previstos nos serviços mínimos".

Reveja aqui quais os comboios com circulação prevista, e como poderá pedir reembolso de bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, cujas novas regras entraram em vigor a 1 de março.

Leia Também: Greve levou à supressão de 145 comboios da CP até às 8h00

Recomendados para si

;
Campo obrigatório