Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Manuel 'Palito' fica em prisão preventiva

O homem suspeito de ter matado duas mulheres e ferido outras duas em Valongo dos Azeites, São João da Pesqueira, no dia 17 de abril, ficou hoje em prisão preventiva, disse aos jornalistas um funcionário judicial.

Manuel 'Palito' fica em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

21:08 - 22/05/14 por Lusa

País S. João da Pesqueira

Manuel Pinto Baltazar, de 61 anos, foi ouvido hoje à tarde no Tribunal de Sâo João da Pesqueira, de onde saiu pouco depois das 20:00.

Segundo o secretário interino do Tribunal, José Eusébio, a medida de coação aplicada foi a prisão preventiva, tendo Manuel Baltazar sido, de imediato, levado para o Estabelecimento Prisional de Vila Real.

José Eusébio referiu que o arguido está indiciado por quatro crimes de homicídio, dois na forma consumada e dois na forma tentada.

Manuel Baltazar, conhecido por "Palito", tinha chegado ao tribunal sob forte aparato policial cerca das 15:30, mas só começou a ser ouvido quase duas horas depois.

Pelas 19:30, o funcionário judicial chamou o irmão do homicída que se encontrava no exterior do tribunal, junto com alguns populares, para lhe dar conhecimento da medida de coação.

Manuel Baltazar foi detido na quarta-feira à noite, depois de ter andado fugido 34 dias. Está acusado de ter matado uma tia e a mãe da sua ex-mulher, e de, no mesmo ataque, ter disparado também contra a sua ex-companheira e a filha de ambos.

Ao final da manhã de hoje, os responsáveis pela Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real e do Comando Territorial da GNR de Viseu chamaram os jornalistas para uma declaração, sem direito a perguntas, alegando que a investigação ainda está a decorrer e sujeita ao segredo de justiça.

"Foi desenvolvida então uma operação policial após a ocorrência dos crimes que teve dois objetivos: garantir a segurança da comunidade e proceder à localização e detenção do suspeito com vida. Refiro, com vida, no sentido de o apresentar à justiça", salientou o inspetor-chefe da PJ de Vila Real, António Torgano.

Manuel Baltazar terá sido detido ao entrar na sua residência, em Trevões, pondo fim a uma fuga mediática. Na altura estaria armado, mas não terá oferecido resistência.

O homem estava com pulseira eletrónica e proibido de contactar a ex-mulher, no âmbito de um processo de violência doméstica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório