Troço da estrada das praias da Arrábida fechado até fim de março
O encerramento de um troço da estrada das praias da Arrábida, em Setúbal, para conclusão dos estudos para remoção de um bloco de pedra que ameaça a segurança rodoviária, foi prorrogado por mais um mês, anunciou a Câmara Municipal.

© D.R.

País Setúbal
"Enquanto decorrerem os diversos estudos, é preciso manter este corte de trânsito, sendo que a alternativa é usar a estrada superior da Serra da Arrábida, o que se encontra devidamente sinalizado", justifica a autarquia, em comunicado.
Em 08 de fevereiro, a Câmara de Setúbal determinou o encerramento, até final do mês, de um troço da estrada da Arrábida, devido a risco de derrocada de um bloco de rocha entre as praias da Figueirinha e de Galapos, medida que foi agora prorrogada até final de março.
A decisão de interditar, temporariamente, o troço da estrada de acesso às praias da serra da Arrábida foi tomada depois de o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros ter detetado um "bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento", logo a seguir à praia da Figueirinha.
Segundo é referido na nota de imprensa da autarquia, com base na informação obtida junto dos especialistas, em reunião realizada segunda-feira com representantes da empresa Secil, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), GNR e Capitania do porto de Setúbal, o presidente da Câmara Municipal, André Martins (CDU), decidiu prorrogar o encerramento do troço de estrada até ao final de março.
"Enquanto decorrerem os diversos estudos, é preciso manter este corte de trânsito, sendo que a alternativa é usar a estrada superior da Serra da Arrábida, o que se encontra devidamente sinalizado", lê-se na nota.
Ainda de acordo com a autarquia, durante este mês já foram realizados os estudos preliminares para definição de um plano de intervenção "de enorme complexidade, dada a dimensão e localização do bloco, em altura, o que impede a utilização de algum tipo de equipamento".
A Câmara de Setúbal salienta ainda que a reposição das condições de segurança exige a "retirada das barreiras dinâmicas de contenção daquela arriba", pelo que a intervenção necessária deverá ser demorada.
A autarquia sadina não adianta qualquer data previsível para a reabertura daquele troço de estrada de acesso às praias da Arrábida, mas promete "adotar as medidas necessárias para a salvaguarda das vidas humanas, incluindo as dos técnicos que terão de proceder à intervenção".
Leia Também: Troço de estrada na Arrábida encerrado devido a risco de derrocada
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários