Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ílhavo alarga rede de ecopontos para incentivar separação de resíduos

A Câmara Municipal de Ílhavo revelou hoje que, durante o primeiro trimestre, vai alargar as redes municipais de ecopontos e de "roupões", estes destinados à deposição das peças de vestuário e calçado usadas.

Ílhavo alarga rede de ecopontos para incentivar separação de resíduos
Notícias ao Minuto

11:44 - 24/02/23 por Lusa

País Ílhavo

Trata-se de um investimento municipal superior a 15 mil euros que visa incrementar a separação dos resíduos, que em 2022 ultrapassou os 17%.

De acordo com dados avançados pela autarquia do distrito de Aveiro, no ano passado, foram colocados na rede municipal de ecopontos mais 7,9% de resíduos face a 2021. 

"Em todos os fluxos registaram-se aumentos: mais 20,43 toneladas de embalagens de plástico e metal, mais 13,38 toneladas de papel/cartão e mais 101,42 toneladas de vidro", contabiliza.

Ainda no que se refere à separação do lixo, segundo uma nota de imprensa municipal, "observaram-se ligeiras diminuições nas quantidades depositadas no Ecocentro Municipal (menos 6,49%) e nas recolhas de resíduos verdes (menos 7,86%). 

Ao nível da deposição nos contentores normais instalados na via pública, sem separação, verificou-se uma diminuição na ordem de cerca de 111,25 toneladas, correspondendo a menos 0,63%. 

"De referir que as entidades responsáveis pelo tratamento dos resíduos não separados -- a ERSAR e a ERSUC -- procederam, recentemente, à atualização das tarifas que se traduziu num aumento global de 350 mil euros, cujo valor será suportado integralmente pelo Orçamento Municipal", sublinha a autarquia.

Leia Também: Sustentabilidade. Boom Festival recebe prémio internacional pela 8.ª vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório