Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 29º

VFX quer concluir troço ribeirinho entre Alverca e Sobralinho em 2025

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende concluir em 2025 o troço do Parque Linear Ribeirinho entre Alverca e Sobralinho, num investimento de 6,5 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

VFX quer concluir troço ribeirinho entre Alverca e Sobralinho em 2025
Notícias ao Minuto

15:19 - 23/02/23 por Lusa

País Vila Franca de Xira

O auto da consignação desta obra foi assinado hoje e prevê a requalificação e expansão do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, entre Alverca e Sobralinho, numa extensão de cerca de 4,9 quilómetros e uma área aproximada de 14,1 hectares.

"São quase cinco quilómetros de uma nova extensão do caminho ribeirinho que já perfará cerca de 16 [quilómetros], no total, e é uma obra de mais de 6,5 milhões de euros. Só foi possível mediante um acordo que fizemos com a Força Aérea Portuguesa para nos fazer passar o caminho ribeirinho junto às instalações militares de Alverca", explicou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS).

Segundo perspetivou o autarca, esta obra deverá estar concluída em setembro de 2025.

"À partida ficaremos com 16 quilómetros. Temos cerca de 12 quilómetros já feitos, com este ficamos com 16. A particularidade interessante é que isto vai interligar em caminho ribeirinho a cidade de Alverca com o Parque das Nações (Lisboa) ", sublinhou Fernando Paulo Ferreira.

O autarca referiu que o objetivo final da autarquia é ligar os 22 quilómetros da margem direita do rio Tejo no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

"Temos nesta fase a ligação do caminho ribeirinho que já está feito até à zona da ETAR de Alverca e que continuará atravessando toda a pista até à entrada da zona do Adarve (entrada norte de Alverca). E, depois, temos ainda previsto a continuação para norte até à freguesia de Alhandra, com a criação de uma praia fluvial na zona do Sobralinho", adiantou.

Leia Também: Municípios de Lisboa elogiam Carris Metropolitana mas dizem faltar motoristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório