Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 27º

IMT lança "plano" após motoristas portugueses serem multados em Itália

Até ao momento, o IMT diz ter conhecimento da aplicação de contraordenações, e apreensão de documentos, a cinco motoristas, todas na região italiana de Trento.

IMT lança "plano" após motoristas portugueses serem multados em Itália
Notícias ao Minuto

23:32 - 22/02/23 por Notícias ao Minuto

País IMT

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) revelou, esta quarta-feira, ter um plano para resolver “anomalias técnicas” na certificação dos cartões tacográficos dos condutores de pesados depois de motoristas portugueses terem ser multados em Itália.

“O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM) definiram esta tarde um plano de ação conjunto para mitigar as anomalias técnicas já identificadas na certificação dos cartões tacográficos de 2.ª geração emitidos em Portugal”, avança o IMT em comunicado.

Até ao momento, pode ler-se, o IMT tem conhecimento da aplicação de contraordenações, e apreensão de documentos, a cinco motoristas portugueses na região italiana de Trento - todos na primeira quinzena de fevereiro. A situação foi avançada esta semana pelo Jornal de Notícias, que dava conta de cinco motoristas portugueses autuados em Itália pelas autoridades locais por terem cartões de condutor emitidos pelo Estado português que são inválidos.

O plano de ação anunciado agora pelo IMT passa por, numa primeira fase, "concluir o processo de homologação, da responsabilidade da Imprensa Nacional Casa da Moeda", e, num segundo momento, pela "atualização dos cartões tacográficos, sem custos para o titular, num procedimento logístico que será articulado e definido em conjunto com os sindicatos e associações empresariais do sector".

"O IMT tem estado em contacto com os agentes do sector desde o primeiro momento e continua disponível para prestar todos os esclarecimentos, tal como a Imprensa Nacional Casa da Moeda", pode ainda ler-se na nota. 

O plano de ação será ainda comunicado em primeira instância à Comissão Europeia, de forma a minimizar o risco de ocorrências semelhantes às verificadas no norte de Itália.

Leia Também: Comprar casa? Veja as tabelas do IMT (e saiba quanto paga de imposto)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório