Natural de Lugar de Cunhas, em Cabeceiras de Basto, Agostinho Gonçalves completou, na terça-feira, 102 anos de vida. Pai de cinco filhos, três homens e duas mulheres, o aniversariante é "um avô orgulhoso de nove netos", contando ainda com 12 bisnetos. Reside, agora, na freguesia de São Torcato, em Guimarães, com a família.
O homem nasceu num "lugar em que a água e a eletricidade ainda não tinham implantação, nem os acessos eram fáceis", a 21 de fevereiro de 1921, segundo contou a Freguesia de São Torcado, na rede social Facebook.
"De uma família de mãe solteira vivia com mais cinco irmãos e subsistia de ajudas dos mais próximos nesta sua fase de infância", complementou a identidade.
Desde os seis anos que Agostinho trabalha na agricultura, tendo aprendido o ofício de carpinteiro aos 22. Ainda que não tenha frequentado a escola, "conhece os números e as letras com base na sua experiência de vida".
"Como carpinteiro trabalhou no concelho onde nasceu, tendo posteriormente sido operário que ajudou na construção de diversas barragens em que se destaca a do alto do Rabagão (Pisões), do Fratel, Belver", exemplificou a Freguesia.
Casou aos 28 anos e, apesar da idade, continua a ser "um grande apreciador da agricultura", tratando do seu quintal "ao seu ritmo".
"São assim 100 anos de uma vida em muitas fases difícil, mas com o espírito de resiliência e os fortes laços familiares lhe permitiram ajudar os filhos e todos aqueles que de mais próximo lidaram com ele ao longo deste último século", rematou.
Leia Também: Família angaria 250 mil euros para idosa que entregava pizzas aos 72 anos