Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

"Viagem no tempo". CML recorda com imagens primeiros desfiles de Carnaval

A autarquia lisboeta lembrou o início dos festejos carnavalescos na cidade, referindo que estas celebrações foram introduzidas na capital no séc. XIX.

Notícias ao Minuto

23:58 - 20/02/23 por Notícias ao Minuto

País Carnaval

A Câmara Municipal de Lisboa fez uma "viagem no tempo" e recordou, esta segunda-feira, o início dos festejos e Carnaval na cidade. "O Carnaval tem a sua origem no culto prestado pelos romanos a Saturno, que se caracterizava por festas cuja temática incidia na inversão dos papeis sociais", começam por relembrar os responsáveis da autarquia.

"No Carnaval do século XIX é introduzido o desfile pelas ruas de Lisboa, o corso, constituído por carros ornamentados, partia da Avenida da Liberdade, seguia pelo Rossio e subia até ao Chiado", continuam, acrescentando que o desfile percorria também os cafés e passava pelas ruas, que tinham janelas ornamentadas com colchas de seda“.

As recordações são partilhadas a poucas horas do Dia de Carnaval se comemorar, na terça-feira - apesar de as celebrações já terem começado por todo o país há vários dias, como é habitual.

Para além de poder recordar o regresso do Carnaval, depois de uma causa na sequência da pandemia de Covid-19, é também preciso estar atento aos conselhos da Polícia de Segurança Pública para esta época festiva.

Veja como era o Carnaval em Lisboa nas fotografias do Arquivo Municipal de Lisboa na galeria acima

Leia Também: PSP deteve 213 pessoas desde sexta-feira na operação Carnaval

Recomendados para si

;
Campo obrigatório