Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Velório de João Salgueiro na Basílica da Estrela decorre na 3.ª feira

O velório do ex-ministro João Salgueiro, que morreu na sexta-feira aos 88 anos, decorre na terça-feira na Basílica da Estrela, Lisboa, e o funeral é na quarta-feira, divulgou hoje a Servilusa.

Velório de João Salgueiro na Basílica da Estrela decorre na 3.ª feira
Notícias ao Minuto

10:41 - 20/02/23 por Lusa

País João Salgueiro

A agência funerária informa que "o féretro de (...) João Salgueiro (ex-ministro das Finanças e ex-presidente da CGD) estará nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela na terça-feira, dia 21 de fevereiro, a partir das 17:30", refere a Servilusa, numa nota enviada.

No dia seguinte, 22 de fevereiro, pelas 15:15, "terão início as exéquias, seguindo o cortejo para o cemitério do Alto de São João".

O antigo ministro João Salgueiro morreu na sexta-feira, aos 88 anos, anunciou a Presidência da República.

João Salgueiro foi condecorado em dezembro de 2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, no encerramento do 5.º Congresso da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

O economista foi fundador e mais tarde presidente da Sedes, constituída em 1970, para a qual Marcelo Rebelo de Sousa entrou pouco depois.

Licenciado em Economia, João Salgueiro foi subsecretário de Estado do Planeamento antes do 25 de Abril de 1974, entre 1969 e 1971, e depois ministro de Estado e das Finanças e do Plano, entre 1981 e 1983.

Foi também deputado eleito pelo PSD, vice-governador do Banco de Portugal, presidente do Banco de Fomento Exterior, administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e vice-presidente do Conselho Económico e Social.

Em 1985, defrontou Cavaco Silva na corrida à liderança do PSD e perdeu por uma diferença de 57 votos.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que Portugal perdeu "um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX".

Leia Também: "Relevo no panorama económico e financeiro". BdP recorda Salgueiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório