Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Festival em Entradas celebra Carnaval "à volta da dança"

Bailes, espetáculos de cante alentejano e oficinas de dança são alguns dos "ingredientes" do Festival Entrudanças, que começa na sexta-feira em Entradas, no concelho de Castro Verde (Beja), após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19.

Festival em Entradas celebra Carnaval "à volta da dança"
Notícias ao Minuto

12:37 - 16/02/23 por Lusa

País Festival Entrudanças

O evento, que vai decorrer até domingo em vários locais da vila alentejana, é promovido pela associação Pé de Xumbo em parceria com o município de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas, tendo o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rede Expressos.

"À semelhança das edições anteriores, o Entrudanças volta a ser uma proposta para celebrar as tradições do nosso Entrudo e reunir as pessoas à volta da dança e das danças do mundo", disse hoje à agência Lusa Marta Guerreiro, coordenadora artística da associação.

A responsável acrescentou que o festival "é um momento de encontro através da dança, numa época que se quer que seja de catarse, de festividade e em que se deita cá para fora toda a tristeza através da alegria da dança".

Com uma programação "que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local", o Festival Entrudanças arranca na sexta-feira, às 18:00, com a abertura da Feira de Artesanato na Praça Zeca Afonso, a inauguração de uma exposição coletiva de pintura no Museu da Ruralidade e a atuação das Ceifeiras de Entradas.

Os bailes, no salão do Centro Recreativo de Entradas, são um dos destaques do evento e vão ser animados pelos portugueses Sérgio Cobos, Dahú, Folky Bal'Boa e Não És Tu Sou Eu, pelos belgas Aérokorda e Geronimo, e pelos espanhóis Rúa del Bal.

A oferta de concertos, animações musicais e cante alentejano vai incluir ainda espetáculos de vários grupos, como As Moçoilas, ArapucaGongon, Os Ganhões de Castro Verde, Tem Avondo, de Violas Campaniças de Castro Verde, Os Cardadores da Sete ou Cantarolando.

Além da música, um dos momentos altos do Entrudanças deste ano será o desfile de Carnaval, agendado para as 14:30 de sábado, durante o qual será apresentado o resultado final do projeto comunitário "Um Pé, Mil Sapatos", dinamizado pela figurinista Sara Rodrigues junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde.

Ao longo dos três dias de festival haverá ainda oficinas de danças de tradição, de percussão e de gastronomia, visitas, caminhadas na natureza, animação de rua, música nos restaurantes e cafés da vila e sessões de contos.

Para facilitar a circulação dos "festivaleiros" entre Castro Verde e Entradas, estão previstos 'transfers' entre as duas localidades em vários horários, existindo ainda a possibilidade de campismo gratuito no campo de futebol de Entradas.

Leia Também: Carnaval de Loulé regressa com 14 carros alegóricos e 3 escolas de samba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório