Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Guimarães vai receber Centro de Inovação na área do ambiente

A cidade de Guimarães, no distrito de Braga, vai acolher um Centro de Inovação para receber e desenvolver projetos relacionados com a área do ambiente, "num espaço de produção e partilha de conhecimento", foi hoje anunciado.

Guimarães vai receber Centro de Inovação na área do ambiente
Notícias ao Minuto

18:43 - 13/02/23 por Lusa

País Guimarães

"O Centro de Inovação VITRUS AMBIENTE (CIVA) vai ser implementado em Guimarães, com o objetivo de receber e desenvolver projetos relacionados, entre outros, com a área do ambiente, complementando e otimizando os vários serviços da empresa municipal, numa parceria com a câmara municipal, permitindo ainda a intervenção de entidades públicas e privadas, num espaço de produção e partilha de conhecimento, aberto à comunidade em geral", refere a empresa, em comunicado.

A Vitrus é a empresa municipal responsável pela recolha de resíduos, limpeza urbana, limpeza de edifícios públicos e gestão do estacionamento público em Guimarães.

"O projeto CIVA vai ser implementado na Casa de Dardos, em Creixomil, espaço que é confrontado com a horta pedagógica (norte) e o Multiusos de Guimarães (poente), numa área de implantação edificada de cerca de 500 m2 que será reabilitada", explica a Vitrus.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança (PS), visitou o espaço onde vai nascer o Centro de Inovação, acompanhado pelos representantes do Conselho de Administração da Vitrus, Sérgio Castro Rocha e João Pedro Castro.

O comunicado refere que o autarca "enalteceu a abrangência do projeto na área ambiental, reconhecendo que será um espaço de aprofundamento de conhecimento para Guimarães e para a região, ao permitir a criação e execução de novos projetos pela comunidade na área da inovação e educação ambiental".

"Assim, continuamos o caminho que o município de Guimarães foi pioneiro na área da preservação do ambiente, cimentando o desígnio da sustentabilidade para atingir os objetivos para a neutralidade climática até 2030", disse Domingos Bragança, citado no comunicado.

O administrador da Vitrus Sérgio Castro Rocha evidenciou o "projeto único e inovador", que irá projetar Guimarães como uma referência na produção e partilha de conhecimento.

"Através deste Centro de Inovação, pretendemos receber ideias e propostas, com grande abertura à comunidade de Guimarães, em complemento com a atividade que a VITRUS desenvolve nas diversas áreas de intervenção. Seremos parceiros dos vimaranenses, no acolhimento e implementação das iniciativas individuais, empresariais, académicas, assim como de instituições públicas ou privadas", afirma este responsável, também citado no comunicado.

Segundo Sérgio Castro Rocha, "todos os contributos serão apreciados por equipas especializadas ou centros de investigação, otimizando os serviços" que a Vitrus presta diariamente "em prol de uma melhoria da qualidade de vida dos vimaranenses".

O administrador sublinhou ainda que "este é mais um passo estratégico e necessário para o crescimento da empresa, abrindo novos caminhos na consolidação do trabalho" que tem sido desenvolvido nos últimos anos.

"Os projetos do CIVA, devidamente patenteados, serão implementados em Guimarães, podendo os mesmos serem replicados noutras áreas geográficas", lê-se também no comunicado.

Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de matar mãe de 89 anos em Barcelos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório