Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Líder do STE é nova presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE

A líder do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, é a nova presidente do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, segundo uma nota publicada no 'site' do instituto de proteção e assistência na doença.

Líder do STE é nova presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE
Notícias ao Minuto

17:53 - 13/02/23 por Lusa

País ADSE

De acordo com a nota, após a nomeação do Governo de seis representantes para o CGS da ADSE, dos quais três elementos indicados pelo Ministério da Presidência e outros três pelas Finanças, a nova composição do CGS reuniu-se pela primeira vez na sexta-feira.

"Da reunião resultou a eleição da conselheira Maria Helena Correia da Silva Rodrigues (do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado) para presidente deste órgão", pode ler-se na nota publicada pela ADSE.

O órgão consultivo e de supervisão da ADSE volta agora a ter 17 membros.

Além dos seis elementos nomeados pelo Governo, integram o CGS quatro membros eleitos pelos beneficiários titulares, três das estruturas sindicais mais representativas da função pública (Fesap, Frente Comum e STE), dois indicados pelas associações dos reformados, um pela Associação Nacional de Municípios Portugueses e um membro indicado pela Associação Nacional de Freguesias.

Em comunicado divulgado hoje, a Frente Comum critica a escolha de Helena Rodrigues para presidente do CGS da ADSE.

"Ignorando a vontade dos beneficiários expressa nas eleições, oito conselheiros elegem para presidente do CGS a cabeça de lista apurada em penúltimo lugar" nas últimas eleições realizadas em novembro, para aquele órgão, afirma a Frente Comum, federação sindical da CGTP.

Segundo a Frente Comum, a eleição da presidente do STE "obteve oito dos 17 votos possíveis".

"Foi este o "trabalho de bastidores" do Governo: impedir que se respeitasse a vontade dos beneficiários que maioritariamente deram o seu voto à Lista B", apoiada pela Frente Comum, afirma a estrutura sindical.

O CGS é o órgão que acompanha, controla, presta consulta e participa na definição das linhas gerais de atuação da ADSE, sendo anteriormente presidido por João Proença, antigo secretário-geral da UGT.

Leia Também: ADSE quer pagar mais aos privados para travar mais saídas das convenções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório