Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Foi racista". Irlandês manda português "voltar para o Paquistão"

Visto ter "dúvidas sobre o que aconteceu", o juiz rejeitou a acusação.

"Foi racista". Irlandês manda português "voltar para o Paquistão"
Notícias ao Minuto

18:36 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

País Irlanda

Um português residente em Cork, na Irlanda, acusou um irlandês de ter feito comentários racistas contra si, depois de ter estacionado a sua carrinha em frente à garagem do homem. O caso remonta a março de 2020, tendo o português assegurado que o homem o mandou “voltar para o Paquistão”.

“Foi racista. Ele disse: ‘Volte para o Paquistão’”, disse Pedro Conceição perante o Tribunal Distrital de Cork, a 2 de fevereiro, citado pelo Irish Examiner.

Questionado quando ao seu país de origem pelo juiz Olann Kelleher, o homem revelou ter nascido em Portugal, levando a uma erupção de risos.

“Há uma grande diferença – sem ofensa ao povo paquistanês”, ressalvou.

David Sugrue, de 64 anos, estaria em casa a assistir ao jogo entre o Manchester United e Liverpool, na noite de 6 de março de 2020, quando viu o português estacionar em frente à sua garagem, impedindo a sua esposa de ocupar o lugar. Terá, então, pedido ao homem para mover o seu veículo, negando ter feito qualquer comentário racista ou ter tido qualquer comportamento abusivo.

“Eu disse apenas: ‘Com licença, poderia mover o seu carro?’ e ele respondeu, ‘Vá-se lixar. Estaciono onde quiser’”, contou, acrescentando ter chamado as autoridades de seguida.

O português rejeitou ter-se dirigido daquela forma ao irlandês, alegando que Sugrue saiu de casa com um bastão de basebol, com o qual o ameaçou. O homem negou, também, estas acusações.

O advogado de defesa de Sugrue, por seu turno, indicou que, no depoimento dado à Gardaí (polícia irlandesa), o queixoso disse que o irlandês o chamou de “maldito estrangeiro”, sem mencionar o Paquistão.

Visto ter “dúvidas sobre o que aconteceu”, o juiz rejeitou a acusação, apontando desconhecer o porquê de o homem ter sido presente em tribunal, “com tanta coisa mais séria a acontecer em Cork”.

Leia Também: Trabalhador português morre ao cair de camião em Aceña de la Borrega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório