Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"Há decisões políticas que têm enorme impacto interno" na RTP

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou hoje que "há decisões políticas que têm enorme impacto interno", aludindo aos "aumentos salariais para o setor público" de 5,1%, que têm impacto na empresa de media.

"Há decisões políticas que têm enorme impacto interno" na RTP
Notícias ao Minuto

14:42 - 08/02/23 por Lusa

País Nicolau Santos

Nicolau Santos, que falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, disse que as negociações sobre aumentos salariais na RTP vão começar em breve.

"Há decisões políticas que têm enorme impacto interno", disse, salientando que não está a pôr em causa "a justeza dos aumentos salariais".

No entanto, "quando se anunciam aumentos salariais para o setor público de 5,1%, esse impacto é diferente na Administração Pública e nas empresas públicas, sobretudo numa empresa pública que está condicionada em matéria de obtenção de receitas", sublinhou o gestor.

Ou seja, na "RTP recebemos 80% dos nossos rendimentos da CAV [Contribuição para o Audiovisual]", que está congelada há já algum tempo, "e apenas 20% do mercado, onde também estamos limitados na captação de receitas", detalhou Nicolau Santos.

Portanto, "este impacto é grande", enfatizou o gestor.

"Estão-se a iniciar as negociações salariais para este ano e vão ser negociações seguramente difíceis para chegarmos a um acordo", previu o presidente da RTP.

Leia Também: RTP "provavelmente" vai estar em "quase equilíbrio" ou "positiva" em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório