Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 13º MÁX 25º

Sismo. Adiada hora de partida de missão portuguesa para a Turquia

Em causa estão "constrangimentos relacionados com o atraso do voo comercial".

Sismo. Adiada hora de partida de missão portuguesa para a Turquia
Notícias ao Minuto

12:11 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

País Sismo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou, esta quarta-feira, que a hora de partida da Força Operacional Conjunta (FOCON) para a Turquia foi adiada. Segundo um comunicado, enviado às redações, em causa estão “constrangimentos relacionados com o atraso do voo comercial”.

A Força deverá então partir do Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, pelas 22h desta quarta-feira, em vez das 14h30 programadas.

Na nota, a Proteção Civil lembrou que a FOCON tem “valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas” e é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

A ajuda humanitária portuguesa decorre no seguimento de um pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, após os sismos registados na segunda-feira.

Sublinhe-se que um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, na segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. O abalo ocorreu pelas 4h17 [1h17 em Lisboa] a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O sismo inicial foi sucedido por vários abalos, entre os quais um outro de magnitude 7,5.

Leia Também: Após sismos, o número de mortos ultrapassa 11.200 na Turquia e na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório