Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

"Sismo de grande intensidade vai ocorrer em Lisboa", prevê especialista

O engenheiro civil Eduardo Cansado Carvalho comentou as possíveis consequências de um sismo de grande intensidade em Lisboa.

"Sismo de grande intensidade vai ocorrer em Lisboa", prevê especialista
Notícias ao Minuto

10:40 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

País Sismos

O engenheiro civil Eduardo Cansado Carvalho afirmou não ter “dúvidas de que um sismo” semelhante ao que ocorreu na madrugada de segunda-feira na Turquia e na Síria “vai ocorrer em Lisboa”.

“Não tenho dúvidas de que um sismo de grande intensidade vai ocorrer em Lisboa”, começou por referir o engenheiro em declarações à CNN Portugal. No entanto, ressalvou que as consequências em Portugal não seriam as mesmas das que ocorreram no Médio Oriente.

“Não falando em esperança, mas em factos: por um lado, a situação sismológica e de sismicidade da Turquia não se compara com a de Lisboa, é muito superior. Por outro lado, embora a nossa qualidade construtiva peque por defeito em muitos casos, também é claramente superior ao que se viu nas imagens da Turquia”, afirmou.

Cansado Carvalho considerou ainda que “comparar” as imagens do que aconteceu na Turquia para o que poderá acontecer na capital portuguesa “não reflete verdadeiramente a realidade”.

Mas alertou que “não há dúvida nenhuma” de que é “preciso melhorar a qualidade dos projetos, melhorar a sua fiscalização e melhorar a responsabilização das pessoas que intervêm na construção”.

“Temos de fazer isso o mais rápido possível. Tem de ser feito em relação aos edifícios novos, aos edifícios que estão por construir e aos edifícios que vão ser reabilitados”, disse.

Sublinhe-se que um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, na segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. O abalo ocorreu pelas 4h17 [1h17 em Lisboa] a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O sismo inicial foi sucedido por vários abalos, entre os quais um outro de magnitude 7,5.

Leia Também: Família resgatada dos escombros em Alepo enquanto multidão festeja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório