Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Há 137 medicamentos com exportação suspensa pelo Infarmed. Quais são?

Em janeiro, estava temporariamente proibida a exportação de cerca de 110 medicamentos. A lista atualizada integra fármacos de várias categorias e substâncias ativas, como a amilase, amoxicilina, paracetamol e ibuprofeno.

Há 137 medicamentos com exportação suspensa pelo Infarmed. Quais são?
Notícias ao Minuto

08:29 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alargou, esta terça-feira, para 137 o número de medicamentos que estão com exportação suspensa, numa altura em que as farmácias registam uma estabilização da escassez de fármacos disponíveis. A lista entra hoje em vigor.

Em comunicado, ontem emitido, o organismo adianta que "esta suspensão visa assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de janeiro", bem como dos medicamentos "que estão a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional".

A lista, recorde-se, é definida mensalmente para incluir os fármacos em rutura no mês anterior e cujo impacto tenha sido considerado médio ou elevado conforme o regulamento de disponibilidade.

Em janeiro, estava temporariamente proibida a exportação de cerca de 110 medicamentos. A lista atualizada integra 137 fármacos de várias categorias e substâncias ativas, como a amilase, amoxicilina, paracetamol e ibuprofeno.

O documento divulgado pelo Infarmed mostra o número de registo do medicamento, assim como o seu nome comercial, substância ativa, dosagem, forma farmacêutica e descrição CITS. 

Aceda aqui à lista completa dos medicamentos cuja exportação foi suspensa pelo Infarmed

Leia Também: Infarmed manda retirar do mercado estas máscaras cirúrgicas nacionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório