Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Infarmed manda retirar do mercado estas máscaras cirúrgicas nacionais

Há dois tipos de máscaras que não cumprem com os requisitos a nível europeu.

Infarmed manda retirar do mercado estas máscaras cirúrgicas nacionais
Notícias ao Minuto

16:22 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, esta terça-feira, a suspensão imediata da comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante nacional Antunes & Gabirela, Lda.

De acordo com um comunicado publicado no site, será também efetuada a recolha do mercado deste produto.

"Foi identificada a colocação no mercado nacional dos dispositivos médicos: máscara cirúrgica BFE 95% Classe I, Type I, marca A&G, modelo Adulto, referência 1017 e máscara cirúrgica BFE ≥ 98% Classe I, Type IIR, marca A&G, modelo Adulto, referência 1020, do fabricante nacional Antunes & Gabriela, Lda.", lê-se na na nota, na qual a autoridade refere que existe os produtos ostentam "marcação CE indevida". Segundo os responsáveis, não existe evidência do cumprimento dos requisitos legais que são aplicados a nível europeu, "designadamente, no que respeita à documentação técnica face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745".

O Infarmed alerta ainda as unidades que disponham destes dispositivos médicos para a não utilização dos mesmos, devendo também, em caso de identificação, entrar em contacto com o fabricante.

Leia Também: Covid-19. Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório