Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal acolhe 1.º escritório da OMS dedicado à tecnologia em saúde

Este novo escritório ficará sedeado nas futuras instalações da Direção Executiva do SNS (Serviço Nacional de Saúde), no Porto, com o objetivo de "reforçar as sinergias entre as instituições".

Portugal acolhe 1.º escritório da OMS dedicado à tecnologia em saúde
Notícias ao Minuto

12:05 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, formalizaram, esta terça-feira, um compromisso para instalar em Portugal "o primeiro escritório mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) dedicado à Tecnologia, Robótica e Empreendedorismo em Saúde", informa uma nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A declaração conjunta foi assinada na sequência de uma reunião de trabalho entre a comitiva ministerial portuguesa e o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Este novo escritório ficará sedeado nas futuras instalações da Direção Executiva do SNS, no Porto, com o objetivo de "reforçar as sinergias entre as instituições".

No encontro, que teve lugar esta terça-feira, os envolvidos acordaram ainda "aprofundar a cooperação nas áreas de Tecnologia da Saúde, Literacia e Empreendedorismo", de forma a "promover o acesso universal e equitativo à Saúde".

Como explica o gabinete do ministro da Saúde, no comunicado citado, a criação deste escritório em Portugal "representa um passo importante na ação da OMS a nível internacional e, de um modo especial, na região europeia". 

Isto porque, argumenta a tutela, "a implementação de tecnologias de saúde, acompanhada de programas de literacia digital, contribuirá de um modo decisivo para a modernização dos serviços de saúde, garantindo acesso a cuidados de saúde mais inovadores que respondam às necessidades da população".

Para a efetivação deste acordo, contribuíram as "vantagens estratégicas de Portugal e a "vocação empreendedora e inovadora do país", que foi "objeto de diálogo ao longo dos últimos meses" com a OMS/Europa, explica ainda o gabinete de Manuel Pizarro.

Para possibilitar o avanço do projeto, prevê-se que seja, agora, constituído um grupo de trabalho "para definir os detalhes infraestruturais e de financiamento", assim como a data de abertura deste Escritório da OMS para a Tecnologia, Robótica e Empreendedorismo em Saúde.

No âmbito deste encontro, Ministério da Saúde e OMS abordaram, ainda, temas como o acesso ao medicamento, a segurança do doente e a participação nacional no Programa da OMS para as Emergências em Saúde.

E foram dados, também, os primeiros passos na preparação da nova Estratégia de Cooperação Nacional, "o instrumento que orienta a ação da Organização Mundial de Saúde nos Estados-Membros", explica o comunicado.

As novidades surgem no âmbito da visita levada a cabo, esta terça-feira, pelas autoridades de saúde portuguesas à sede da OMS/Europa, em Copenhaga, que foi anunciada como tendo o "objetivo de aprofundar a cooperação entre Portugal e a agência das Nações Unidas".

Leia Também: Marta Temido é a nova presidente da concelhia do PS de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório