Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cátia é uma "heroína", zela por uma Lisboa mais limpa

Câmara Municipal de Lisboa recorda que "há muitos super-heróis que passam despercebidos aos olhos dos mais distraídos".

Cátia é uma "heroína", zela por uma Lisboa mais limpa
Notícias ao Minuto

09:26 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), através da página de Facebook Lisboa Higiene Urbana, destacou, na segunda-feira, a história de uma das suas funcionárias, Cátia António.

A publicação da CML começa com uma questão: "Em quem pensa quando ouve falar de um super-herói?" Muito provavelmente, a maioria das pessoas pensa logo num polícia, bombeiro, médico ou outra qualquer pessoa que tenha salvado uma vida.

Contudo, a resposta não é a mesma para todos e quem deixa as cidades mais limpas também é, em certa parte, um herói.

Há quatro anos na Higiene Urbana de Lisboa, Cátia conduz veículos pesados há ano e meio. Começou como cantoneira, tarefa de que, de vez em quando, ainda sente falta.

"Adorava o que fazia. Normalmente as pessoas pensam: 'Está a apanhar lixo, que horror'. Para mim foi uma felicidade", contou nas redes sociais da autarquia.

Antes de integrar a Higiene Urbana de Lisboa, Cátia foi dactilógrafa 18 anos, pelo que a transição não foi fácil. "Custou-me. O meu corpo sofreu muito. Estive 18 anos sentada e de repente comecei a carregar caixotes com o dobro ou o triplo do meu peso. Mas com o apoio dos colegas conseguimos fazer tudo", revelou ainda a funcionária da CML.

Passados dois anos e meio como cantoneira, Cátia decidiu mudar. "Fez-se um clique: porque não motorista? Fui tirar carta de pesados. Os carros são todos iguais, mas cada um tem a sua funcionalidade, a sua particularidade", sublinhou.

Apaixonada pelo que faz, Cátia revelou que a parte mais complicada, neste momento, da sua função é o mau estacionamento e algumas reações de cidadãos. "Sai daí! É a esta hora que vens tirar o lixo?", são algumas das coisas que ouve.

"Tentamos sempre fazer o circuito de modo a facilitar a vida das pessoas, mas há alturas que não conseguimos evitar. O mau estacionamento é constante, as pessoas param em frente aos contentores", acrescentou ainda.

Não é por isso de estranhar que a filha de Cátia, Catarina, de 9 anos, a considere "uma heroína, uma mulher maravilha". A mãe "resolve tudo, é mágica e faz uma coisa que poucas mulheres fazem: conduz camiões".

Para a ajudar no seu trabalho, Cátia pede a "todos" que coloquem o lixo no caixote. "Devemos fazer na rua o que fazemos dentro de casa, onde temos um caixote com o saco para o lixo", realçou ainda durante a partilha da Lisboa Higiene Urbana.

Já a CML recordou na mesma publicação que, tal como a Cátia, "há muitos destes super-heróis que passam despercebidos aos olhos dos mais distraídos, mas que, de noite e de dia, zelam firmes por uma cidade mais limpa e mais segura".

Leia Também: Homem guarda 25 mil reais em saco do lixo que acaba em aterro no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório