Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sines. Interrompida busca por praticante de pesca submarina desaparecido

As autoridades interromperam esta segunda-feira, às 17h45, as buscas pelo praticante de pesca submarina, de 38 anos, desaparecido no mar ao largo do cabo de Sines (Setúbal), desde sábado, sendo a operação retomada na terça-feira de manhã.

Sines. Interrompida busca por praticante de pesca submarina desaparecido
Notícias ao Minuto

18:43 - 06/02/23 por Lusa

País Sines

O comandante da Polícia Marítima (PM) de Sines, Luís Filipe Duarte, explicou à agência Lusa que as operações foram "interrompidas às 17h45" sem que o corpo tenha sido encontrado.

As buscas serão retomadas "às 8h00" de terça-feira, com o mesmo dispositivo, "por mar e terra e com o apoio do drone" da Polícia Marítima, precisou.

Nas operações de busca, que estão a ser coordenadas pelo capitão do Porto e comandante da PM de Sines, esteve empenhada, por mar, uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-Vidas de Sines.

Já em terra, estiveram elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Sines, apoiados por um drone e elementos dos Bombeiros da Autoridade Portuária de Sines.

Segundo o responsável, durante o dia "não foram encontrados mais vestígios" de material utilizado pelo praticante de pesca submarina ao longo do perímetro que foi montado na zona onde decorrem as buscas.

Também devido às condições do mar não "foi possível realizar buscas subaquáticas", adiantou.

De acordo com Luís Filipe Duarte, o alerta foi dado, no sábado à noite, "por volta das 21h00", pela namorada deste praticante de pesca submarina, residente em Ericeira, no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa.

"Normalmente, [a vítima] enviava uma mensagem à namorada quando entrava e quando saía da água e essa mensagem a dizer que tinha saído nunca chegou", revelou o comandante, explicando que, após o alerta, foram logo mobilizados vários meios para o local.

As autoridades iniciaram as buscas "por água e por terra", nessa mesma noite, e localizaram a viatura do homem "nas imediações do cabo de Sines, [zona] correspondente com o local onde eventualmente teria efetuado o mergulho", indicou.

Durante as operações foi também encontrada a "prancha de apoio", localizada "numa pedra a cerca de 500 metros da orla costeira", precisou, indicando que foi detetado "algum material utilizado na pesca submarina" pertencente ao pescador.

"Essa prancha estava fundeada no local onde, este domingo, concentrámos as buscas subaquáticas com mergulhadores, mas que, até agora, não deram qualquer resultado", lamentou.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

Leia Também: Alargado perímetro de buscas por pescador desaparecido ao largo de Sines

Recomendados para si

;
Campo obrigatório