Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Não há, para já, vítimas portuguesas no sismo na Turquia e na Síria

Portugal já terá comunicado ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil a sua disponibilidade para ajudar, quando esta for solicitada. 

Não há, para já, vítimas portuguesas no sismo na Turquia e na Síria
Notícias ao Minuto

14:17 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

País MAI

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reforçou, esta tarde de segunda-feira, a solidariedade portuguesa para com o povo turco e sírio após o sismo que já vitimou cerca de 1.800 pessoas, de acordo com os últimos dados. 

"Não temos, de facto, informação de portugueses que tenham estado nesse local ou estejam confrontados com esse flagelo", disse, frisando que "temos portugueses em todas as regiões do mundo", mas as informações reveladas de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros mantêm-se. 

Portugal já terá comunicado ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil a sua disponibilidade para ajudar, quando as necessidades forem levantadas, revelou ainda o governante.

Serão meios associados ao resgate, busca, e ainda apoio médico. A quantidade de meios disponíveis para envio está a ser avaliada consoante os pedidos feitos.

Recorde-se que, na mesma senda, Portugal manifestou-se disponível para enviar uma equipa de 140 elementos para ajudar nos incêndios que têm atingido o Chile, onde já morreram 24 pessoas, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O sismo da madrugada, que fez cerca de 1.800 mortos na Turquia e na Síria, teve uma intensidade de 7.7, segundo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Seguiram-se dezenas de réplicas que afetaram os trabalhos de busca e socorro de vítimas nas dez províncias afetadas.

Leia Também: Sismo. "Estou profundamente triste com a perda de vidas", diz Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório