Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sismo. Montenegro manifesta consternação e esperança na recuperação

O presidente do PSD manifestou-se hoje consternado e exprimiu condolências pelo violento sismo que atingiu a Turquia e a Síria, causando pelo menos 1.400 mortos, e fez votos de "rápida recuperação de tanta destruição".

Sismo. Montenegro manifesta consternação e esperança na recuperação
Notícias ao Minuto

12:44 - 06/02/23 por Lusa

Política Sismo na Turquia

"Acompanhamos consternados as notícias do sismo devastador ocorrido na Turquia e na Síria. Endereço as nossas profundas condolências pela perda de vidas humanas e também os nossos votos de esperança na rápida recuperação de tanta destruição", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na sua conta da rede social Twitter.

De acordo com os balanços provisórios citados pela Associated Press, o terramoto de magnitude 7,8 que atingiu hoje o sul da Turquia e o norte da Síria provocou pelo menos 1.400 mortos e destruiu centenas de edifícios,

O tremor de terra ocorreu às 04:17 locais (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, na fronteira com a Síria, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros, em que foram registadas várias réplicas.

A mais recente, de magnitude de 7,5 na escala de Richter, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, abalou o sudeste da Turquia, foi registada às 13:24 locais (10:24 em Lisboa), com epicentro a quatro quilómetros da cidade turca de Ekinozu.

A atividade sísmica tem sido constante desde que ocorreu o primeiro tremor de terra.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência noticiosa France-Presse (AFP).

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Leia Também: Tragédia na Turquia "é o espelho do que podemos vir a sentir em Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório