Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Santos Silva espera que incêndio na Mouraria sacuda "consciências"

Um adolescente, de 14 anos, e um homem, cuja idade não foi revelada, serão as vítimas mortais do incêndio que assolou a Mouraria, em Lisboa, na noite de sábado.

Santos Silva espera que incêndio na Mouraria sacuda "consciências"
Notícias ao Minuto

10:06 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

País Incêndio Mouraria

"Que o incêndio na Mouraria, que vitimou tantos migrantes desprotegidos, sirva ao menos para sacudir as nossas consciências", escreveu esta segunda-feira Augusto Santos Silva numa publicação na rede social Twitter.

"A habitação digna é um direito de todos", disse ainda, referindo-se ao incêndio que este sábado vitimou um adolescente, de 14 anos e um homem, cuja idade não foi revelada.

As condições de segurança e habitabilidade do prédio onde ocorreu o incêndio estão a ser avaliadas esta segunda-feira pela Câmara Municipal de Lisboa 

De acordo com a última atualização do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), até agora apurou-se que viviam no prédio, no bairro da Mouraria, dois cidadãos belgas, dois argentinos, dois portugueses, três bengalis e 15 indianos.

O apartamento T0 abrigava cerca de 10 pessoas, que se viram encurraladas pelas chamas devido aos beliches que ‘enchiam’ o pequeno espaço, avançou a CNN este domingo. 

O incêndio, que segundo os bombeiros começou na cozinha do rés-do-chão do edifício, afetou 25 pessoas, 24 residentes e um não residente, deixando 22 desalojados. Há ainda a registar a morte de dois cidadãos indianos e um ferido que não residia no prédio em questão.

Dos desalojados, 13 estão numa unidade hoteleira de Lisboa, a cargo da Santa Casa da Misericórdia e os restantes encontraram solução por modo próprio.

A diretora do SMPC, Margarida Castro, disse à agência Lusa que a Polícia Judiciária já examinou o local, para apurar as eventuais causas do incêndio e a existência ou não de indícios de crime. Ainda não foram divulgadas conclusões.

O alerta para o incêndio foi dado às 20h37 de sábado e o fogo foi declarado extinto às 21h15, segundo o Regimento de Sapadores de Bombeiros.

O fogo só atingiu o rés-do-chão do prédio, na Rua do Terreirinho. O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, esteve no local na noite de sábado e garantiu que todos os desalojados seriam apoiados, lamentando as duas mortes.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também falou com Carlos Moedas logo na mesma noite, para se inteirar da situação, lamentando igualmente a perda de vidas.

Todas as pessoas internadas em hospitais tiveram alta, durante a noite ou durante o dia de hoje, e foram assistidas essencialmente por inalação de fumos, disseram as autoridades hospitalares.

Leia Também: Incêndio na Mouraria "revela mais uma vez a incúria do Estado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório