Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Sismo. MNE expressa "total solidariedade ao povo e governo da Turquia"

O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta madrugada, o sul da Turquia e o norte da Síria. Foi um dos terramotos mais fortes a atingir a Turquia em mais de 100 anos.

Sismo. MNE expressa "total solidariedade ao povo e governo da Turquia"
Notícias ao Minuto

08:34 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

País Sismo Turquia

"Estamos chocados com as notícias que nos chegaram da Turquia esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo português expressa a sua total solidariedade com o povo e o governo turco", pode ler-se numa publicação feita na rede social Twitter pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Recorde-se que um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta madrugada, o sul da Turquia e o norte da Síria. Foi um dos terramotos mais fortes a atingir a Turquia em mais de 100 anos.

Mais de 600 pessoas morreram em dois países, esta segunda-feira, na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter. Houve réplicas por toda a região, derrubando prédios e levando a população a fugir para as ruas. 
 
O sismo ocorreu logo após as 4h (1h em Lisboa) da manhã de segunda-feira, a 23 quilómetros a leste de Nurdagi, província de Gaziantep, com uma profundidade de 24,1 quilómetros, segundo informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria, e o terramoto foi sentido em vários países da região, incluindo na Síria e no Líbano.

Na Turquia, pelo menos 284 pessoas morreram e mais de 2.300 ficaram feridas, segundo o vice-presidente Fuat Oktay, citado pela CNN. Na vizinha Síria, pelo menos 237 pessoas morreram e mais de 630 ficaram feridas, informou a agência de notícias estatal síria SANA, citando um funcionário do Ministério da Saúde. As mortes foram relatadas em Aleppo, Latakia, Hama e Tartus.

Leia Também: Balanço do sismo na Turquia aumentou para 641 mortos também na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório