Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Depois da bonança… a tempestade. Vem aí mais frio (e chuva)

A temperatura máxima deverá baixar a partir deste domingo, e esperam-se aguaceiros a meio da semana.

Depois da bonança… a tempestade. Vem aí mais frio (e chuva)
Notícias ao Minuto

10:57 - 05/02/23 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá entre 6 e 12 de fevereiro. Segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima deverá baixar a partir deste domingo, e esperam-se aguaceiros a meio da semana.

“Depois de alguns dias em que se verificou um aumento do conforto diurno no Continente devido a uma subida da temperatura máxima, prevê-se a partir de domingo uma descida dos valores da temperatura máxima, devendo a temperatura mínima continuar com valores relativamente baixos, mesmo tendo em conta a época do ano”, diz o organismo, em comunicado.

De acordo com o IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre os 8 e os 13 °C no interior Norte e Centro, e entre os 12 e 18 °C no restante território do Continente.

Por seu turno, as temperaturas mínimas situar-se-ão entre os -4 e os 10 °C, “sendo mais baixas no interior Norte e Centro e com tendência para uma pequena subida na segunda metade da semana”.

O IPMA indica ainda que estas condições meteorológicas se devem “à continuação da influência de uma região anticiclónica, que se irá localizar na Europa Ocidental e originar um fluxo de leste sobre a Península Ibérica”.

Prevê-se ainda “a influência de uma depressão em altitude entre terça e quinta-feira no Continente, havendo uma probabilidade de 40 a 60% de ocorrência de aguaceiros neste período”.

Esta é, contudo, “uma situação ainda com incerteza associada, que será monitorizada nos próximos dias”, nomeadamente “a possibilidade de queda de neve no interior Norte e Centro”.

Leia Também: IPMA coloca 3 distritos sob aviso amarelo até sexta-feira devido ao frio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório