Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Um milagre". Bobi tem 30 anos, é o cão mais velho do mundo e é português

De acordo com a nota publicada no site do Guinness World Record, o cão nasceu a 11 de maio de 1992 e vive na aldeia de Conqueiros, Leiria. De acordo com o tutor, um dos maiores fatores para que Bobi ainda esteja vivo é o "ambiente calmo e tranquilo".

Notícias ao Minuto

15:22 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

País Bobi

Bobi, um cão português que vive na aldeia de Conqueiros, Leiria, bateu o recorde de Bluey - um cão australiano que viveu entre 1910 e 1939 e morreu com 29 anos e cinco meses - tornando-se o cão mais velho de sempre.

De acordo com a nota publicada no site do Guinness World Records, o cão nasceu a 11 de maio de 1992 e tem 30 anos e 267 dias.

Bobi viveu toda a vida com a família Costa e é de raça pura Rafeiro do Alentejo. A raça tem uma esperança média de vida entre 12 e 14 anos.

A história deste cão, segundo a publicação, "foi um milagre". Leonel Costa, o atual tutor de Bobi, tinha 8 anos quando ele e os irmãos perceberam que quatros cachorros nascerem no barracão onde a família guardava lenha.

“Tinha oito anos”, referiu Leonel Costa, hoje com 38 anos, acrescentando que "o pai era caçador e sempre tivemos muitos cães".

Embora Leonel e os irmãos quisessem ficar com os cães, devido ao número de animais que já tinham, o pai decidiu que não podiam ficar com os cães recém-nascidos. “Infelizmente, nessa altura era considerado 'normal' entre as pessoas mais velhas que, caso não pudessem ter mais animais em casa, […] podiam enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou o tutor.

No entanto, no dia em que foram buscar os cães recém-nascidos ao barracão, com a pressa, não se aperceberam perceberam que tinham deixado um para trás.

Bobi é "muito sociável"

Leonel pensa que um dos maiores fatores para que Bobi ainda esteja vivo é o “ambiente calmo e tranquilo” em que vive, “longe das cidades”.

O cão é descrito como “muito sociável”, uma vez que cresceu com outros animais, mas "menos aventureiro agora na velhice". "Andar é difícil, então ele passa a maior parte do tempo no quintal com seus quatro amigos gatos", sublinhou.

Quanto à sua alimentação, Bobi sempre comeu 'comida humana'.

Leia Também: Spike, um chihuahua abandonado, é agora o cão mais velho do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório