Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Após "apelos", equipas da JMJ continuarão a trabalhar em "novas soluções"

Depois dos "apelos" do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, as equipas técnicas "vão continuar a trabalhar de forma empenhada para que no mais curto espaço de tempo seja possível apresentar novas soluções".

Após "apelos", equipas da JMJ continuarão a trabalhar em "novas soluções"
Notícias ao Minuto

13:25 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País JMJ

A Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação JMJ Lisboa 2023 classificaram como "muito positivo" o ambiente em que decorreu, na manhã desta quinta-feira, a reunião na autarquia depois da polémica com os custos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Após vários "apelos", foi deixado o compromisso de que as equipas técnicas continuarão a trabalhar em "novas soluções".

Em comunicado conjunto, a Câmara Municipal e a Fundação JMJ 2023 dão nota de que o encontro "decorreu num ambiente muito positivo, construtivo e de grande disponibilidade de todas as partes presentes na procura de soluções alternativas para o grande desafio que representa a organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023".

"Este foi mais um encontro de trabalho, na sequência de muitos outros, que têm decorrido desde o final da passada semana", refere o documento, acrescentando que "as equipas técnicas vão continuar a trabalhar de forma empenhada para que no mais curto espaço de tempo seja possível apresentar novas soluções na sequência dos apelos" do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.

Segundo a mesma nota, a reunião de trabalho, que visou "avaliar opções relacionadas com os locais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023", contou com a participação de Carlos Moedas, D. Américo Aguiar, Filipe Anacoreta Correia (vice-presidente da Câmara), António Lamas (presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana), responsáveis da empresa Mota Engil e elementos das equipas de projeto da CML e Fundação JMJ Lisboa 2023.

O bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, revelou na quarta-feira que o valor e a dimensão do palco que vai ser construído no Parque Tejo, para a JMJ iria ser decidido esta quinta-feira, numa reunião que juntava todos os intervenientes no processo.

Os custos da JMJ têm estado em destaque depois de ter sido conhecido que a construção do altar-palco do espaço do Parque Tejo (com nove metros de altura e capacidade para 2.000 pessoas), a cargo do município da capital, foi adjudicada à Mota-Engil por 4,24 milhões de euros (mais IVA), somando-se a esse valor 1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura.

Além deste palco está previsto outro no Parque Eduardo VII, em Lisboa, com um custo até dois milhões de euros.

O bispo disse que esse palco está a ser estudado, que o que foi divulgado está em fase de estudos, que se está a trabalhar para um palco "o mais minimalista possível"(que recebe três eventos, um deles o das boas vindas ao Papa), e que nos próximos dias haverá uma decisão sobre o palco do Parque Eduardo VII.

A JMJ tem um custo de quase 160 milhões de euros mas o bispo auxiliar disse na entrevista acreditar que esse valor não vai ser atingido. O orçamento da Fundação da JMJ ronda os 80 milhões de euros, 30 milhões deles para alimentação, explicou.

A JMJ, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas. As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. O Papa Francisco estará em Lisboa para participar na JMJ.

[Notícia atualizada às 13h37]

Leia Também: Mais de 10 mil voluntários e 400 mil jovens (de 183 países) interessados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório