Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Caso Luana. Suspeito de ter raptado jovem ficou em liberdade condicional

A jovem de 17 anos de Leiria esteve desaparecida durante oito meses e foi encontrada na casa de um homem, de 48 anos, em Évora, na terça-feira.

Caso Luana. Suspeito de ter raptado jovem ficou em liberdade condicional
Notícias ao Minuto

12:23 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Luana Pereira

O suspeito de ter raptado Luana, uma menor de 17 anos, está proibido de contactar a vítima por qualquer meio e de se deslocar ao concelho de Leiria, determinou esta quinta-feira o juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Leiria.

De acordo com fonte judicial, em declarações à agência Lusa, as medidas de coação foram determinadas após primeiro interrogatório judicial, iniciado na quarta-feira e que terminou hoje.

A jovem de 17 anos, natural de Leiria, esteve desaparecida durante oito meses - desde o dia 30 de maio - e foi encontrada na casa de um homem, de 48 anos, em Évora, na terça-feira, e entregue à família.

Segundo Jorge Leitão, diretor da Polícia Judiciária (PJ) do Centro, a investigação ainda não foi concluída, mas a parte mais importante foi conseguida: localizar a jovem que confirmou ser Luana, "atualmente com 17 anos", sendo que na altura em que desapareceu tinha ainda 16.

De acordo com a PJ, a menor e o arguido "estabeleceram contacto e desenvolveram uma relação através de 'chats' de jogos 'online'", quando aquela ainda tinha 14 anos, que foi "evoluindo para uma relação amorosa até que surgiu a oportunidade de o suspeito a ir buscar a Leiria, levando-a com ele".

Notando que a menor "tinha uma dependência muito intensa do jogo 'online'", a fonte da PJ esclareceu que o homem, sem referências criminais, separado, com filhos e socialmente integrado, "a acolheu numa casa em Évora", de onde aquela não saiu e onde passava a maior parte do tempo num quarto sem luz natural.

Ainda de acordo com Jorge Leitão, a vítima "estava tranquila, bem tratada, a fazer aquilo de que gostava, que era o vício do jogo 'online'".

Em entrevista à SIC, a mãe da adolescente contou, na quarta-feira, que a filha apresentava "excesso de cansaço" e revelou que viu "mensagens amorosas" enviadas pela filha para o suspeito, que terão ajudado a PJ a encontrá-la.

[Notícia atualizada às 12h52]

Leia Também: Mãe de Luana diz que jovem está "bem". Havia "mensagens amorosas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório