Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Militares promovem "iniciativa pública" em defesa da saúde

As associações dos Sargentos e dos Praças promovem, na quinta-feira, junto ao Ministério da Defesa uma "iniciativa pública" para denunciarem "o desmantelamento e descaracterização" da saúde militar e assistência social complementar.

Militares promovem "iniciativa pública" em defesa da saúde
Notícias ao Minuto

16:32 - 14/05/14 por Lusa

País Tutela

"É uma iniciativa pública para não só denunciar as preocupações que nos atingem, mas também para procurar fazer ouvir àqueles que têm a obrigação de cumprir a legislação que estamos atentos a todas estas medidas que visam a descaracterização e desmantelamento da instituição militar e de todos os seus mecanismos de apoio", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho.

Numa iniciativa conjunta da ANS e Associação de Praças, os militares querem que o Ministério da Defesa mantenha o direito à saúde e assistência social complementar, tendo em conta que são os "únicos direitos" que restam para compensar as "penosas restrições" exigidas pela condição militar.

"Quando vemos uma série de despacho e de legislação que visa a constituição de grupos de trabalho e que visa afetar profundamente os aspetos sociais e da saúde, numa altura em que os portugueses estão a ser confrontados com grandes e enormes dificuldades, não podemos deixar de levar ao Ministério da Defesa esta preocupação para que se cumpra a lei", sustentou Lima Coelho.

Segundo o presidente da ANS, os militares têm assistido, nos últimos tempos, a um "ataque desmedido ao Instituto de Ação Social das Forças Armadas" e a uma "descaraterização do Hospital das Forças Armadas".

"Por via de decisões políticas de cariz economicista tem-se assistido, mesmo que por vezes de uma forma encapotada, ao desmantelamento e descaracterização da saúde militar e de serviços com ela relacionadas, ainda e repetidamente em claro desrespeito pela legislação em vigor", refere um comunicado conjunto das duas associações de militares para divulgar a "iniciativa pública", marcada para as 18:00 de quinta-feira.

Lima Coelho manifestou-se ainda preocupado com a suspensão da renovação de alguns cartões aos beneficiários, especialmente de cônjuges de militares, situação que está a impedir estes beneficiários de "usufruírem dos seus direitos".

"Há situações de tratamento muito grave e preocupante entre militares em situações que deviam ser iguais, por razões economicistas e politicas não se cuidou de assegurou aquilo que a lei assistência aos militares e familiares", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório