Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Portugueses e espanhóis testam plataforma de apoio em casos de emergência

Entidades portuguesas e espanholas da área da Proteção Civil testaram a plataforma de apoio à decisão, em casos de situação de emergência nas zonas transfronteiriças, em Monfortinho (Portugal) e Cilleros (Espanha), no âmbito do projeto Vespra.

Portugueses e espanhóis testam plataforma de apoio em casos de emergência
Notícias ao Minuto

16:42 - 01/02/23 por Lusa

País Vespra

"Este exercício virtual permitiu juntar entidades com responsabilidades na área da Proteção Civil de Portugal e Espanha, nomeadamente os Gabinetes de Proteção Civil Municipais, GNR, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, corporações de bombeiros da região, entre outras entidades de ambos os territórios", explicou, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

O projeto ibérico de melhoria dos mecanismos de gestão de riscos entre Espanha e Portugal (Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment) beneficia de uma plataforma que integra sistemas que permitem estimar a vulnerabilidade do território perante as diversas emergências.

Com um valor total de investimento de cerca de 783 mil euros, resultante de uma candidatura ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia (UE) que financia projetos para avaliação e análise de riscos transfronteiriços, o Vespra integra a Meteogrid (Espanha), que coordena o projeto, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (Portugal), a CIMBB (Portugal), o Servicio de Prevención y Extinción de Incêndios Florestales de Extremadura (Espanha), as universidades de Aveiro e de Coimbra (Portugal) e Politécnica de Cataluña (Espanha).

As regiões da Beira Baixa (Portugal) e da Extremadura (Espanha) testaram a plataforma, na segunda e na terça-feira, entre Cilleros e Monfortinho.

O segundo 'workshop' do projeto Vespra teve como objetivo apresentar e testar a plataforma digital de apoio à decisão durante um incêndio rural transfronteiriço, evento ao qual se agregou um acidente rodoviário com derrame de produtos tóxicos.

Um dos grandes objetivos do projeto é o desenvolvimento de uma ferramenta informática, para análise e avaliação da vulnerabilidade de elementos, localizados em regiões transfronteiriças, relativamente a um conjunto de riscos selecionados.

Neste conjunto estão englobados os incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos.

Esta ferramenta será disponibilizada numa plataforma de acesso livre e irá permitir que as atividades de prevenção e resposta àquele tipo de eventos sejam realizadas de forma integrada e harmonizada pelas diferentes entidades.

A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Leia Também: Investigadores testam plataforma de apoio à decisão durante incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório