Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Negociações na Saúde? FNAM emite pré-aviso de greve após "impasse"

Um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso dá conta de que esta greve nacional de médicos já terá sido agendada pela FNAM para os dias 8 e 9 de março.

Negociações na Saúde? FNAM emite pré-aviso de greve após "impasse"
Notícias ao Minuto

16:36 - 01/02/23 por Ema Gil Pires

País Saúde

Joana Bordalo e Sá, presidente da Comissão Executiva da FNAM (Federação Nacional dos Médicos), revelou hoje, em declarações à RTP3, que as negociações levadas a cabo, esta quarta-feira, com o Ministério da Saúde não correram como esperado.

"Hoje, infelizmente, não correu bem. Continuamos no mesmo impasse. Estamos neste processo há longos meses, estas reuniões começam a revelar-se perfeitamente inúteis", considerou a representante da FNAM.

Isto porque, elaborou, estamos a "1 de fevereiro de 2023 e não temos, ainda, nenhuma medida concreta que resolva os problemas do SNS (Serviço Nacional de Saúde)".

E apontou, neste âmbito: "A FNAM fez trabalho, apresentou propostas, mas da parte do Governo, da equipa ministerial, não temos ainda nenhuma medida concreta que ajude a resolver o problema dos médicos e a salvar o SNS".

Tudo isto levou Joana Bordalo e Sá a fazer um anúncio: "Fomos obrigados a informar que vamos emitir um pré-aviso de greve". E acrescentou: "Não temos mesmo outra alternativa neste momento. Esta equipa ministerial está a empurrar-nos para isso".

A representante desta federação garantiu que "esta não era a medida" que pretendiam "tomar", "lamentando", desde já, o facto de que "doentes vão ver as suas consultas e cirurgias adiadas". Porém, apontou, esta também é "uma luta pelos doentes", para que estes tenham "acesso e qualidade na prestação de cuidados médicos no SNS".

Joana Bordalo e Sá disse, em declarações à RTP3, que as datas para essa greve ainda não tinham sido determinadas e que seriam, agora, "definidas internamente", de forma a serem depois "anunciadas formalmente no seu tempo devido".

Mas, entretanto, um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso dá conta de que esta greve nacional de médicos já terá sido agendada pela FNAM para os dias 8 e 9 de março.

Na ótica desta entidade, o que o SNS precisa, neste momento, é "que os médicos tenham as suas condições de trabalho valorizadas e salários dignos. Porque, sem isso, os médicos vão emigrar, fugir para o setor privado e a população vai continuar a ficar a descoberto".

Neste âmbito, a presidente da Comissão Executiva da FNAM garantiu ainda que esta federação quer, efetivamente, "ser parte da solução" e "está perfeitamente disponível para negociar". Como explicou, o facto de se ter emitido este pré-aviso de greve "não significa" que a FNAM "esteja de fora das negociações".

Joana Bordalo e Sá avançou que a próxima reunião entre o Governo e os sindicatos está marcada para o próximo dia 8 de fevereiro.

Em causa estão negociações que, em cima da mesa, colocam temas como normas particulares de organização e disciplina no trabalho, a valorização dos médicos nos serviços de urgência, a dedicação plena prevista no novo Estatuto do SNS e a revisão das grelhas salariais, de acordo com a agência Lusa.

[Notícia atualizada às 17h17]

Leia Também: Face ao frio que teima em ficar, recorde o que fazer para se proteger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório