Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Santana Lopes defende intervenção de Marcelo na defesa da costa

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, defendeu hoje que Marcelo Rebelo de Sousa devia efetuar um roteiro pela costa portuguesa a alertar para a necessidade do combate à erosão costeira.

Santana Lopes defende intervenção de Marcelo na defesa da costa
Notícias ao Minuto

15:02 - 01/02/23 por Lusa

País Santana Lopes

Em declarações aos jornalistas, Pedro Santana Lopes, eleito pelo movimento Figueira a Primeira, considerou que se trata de uma "questão tão lancinante", que o Presidente da República "devia chamar a si o tema".

O autarca, que falava no final da sessão de Câmara, entende que o combate à erosão da costa portuguesa "é uma causa" e que o Estado devia adotar procedimentos para que a administração central intervenha de forma mais célere.

"O Presidente da República devia efetuar um roteiro pela costa para sensibilizar o país e os decisores que gerem os fundos europeus, porque há muito dinheiro para aplicar, mas não se ouve falar da sua aplicação na defesa da costa, que não faz parte do discurso e da preocupação [nacional]", sustentou.

Salientando que já houve "um Presidente que fez presidência aberta a calcorrear as riquezas geológicas do Cabo Mondego [na Figueira da Foz], Santana Lopes disse, "sem ironia nenhuma", que a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa "está sempre aberta, pelo país", e que devia fazer um roteiro pela costa portuguesa.

A erosão costeira e o assoreamento do porto da Figueira da Foz têm sido uma preocupação de Santana Lopes desde o início deste mandato, com o autarca a defender "intervenções integradas" e em tempo útil para não se esbanjarem recursos.

Na reunião de hoje, o presidente do município figueirense disse que recebeu, por escrito, a garantia de que a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) vai iniciar este mês a transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira para reforço do cordão dunar, que já esteve prevista para maio e posteriormente para outubro.

A partir deste ano, estava previsto a transferência de 3,2 milhões de metros cúbicos na praia a sul na Cova Gala e dentro do mar, num investimento de cerca de 20 milhões de euros, mas essa intervenção foi adiada pela APA por dois anos.

Leia Também: Santana Lopes contra "secundarização" da região Centro no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório