Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Marinha auxilia estudo da atividade sísmica nos Açores

Foram recuperados seis equipamentos com "vários dados registados, que serão validados e analisados em laboratório".

Marinha auxilia estudo da atividade sísmica nos Açores
Notícias ao Minuto

08:17 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O navio-patrulha NRP Sines da Marinha Portuguesa navegou, entre os dias 29 e 30 de janeiro, ao largo da Ilha de São Jorge, nos Açores, de modo a concluir a última fase de recolha de dados dos seis sismómetros colocados a cerca de 1.500 metros de profundidade naquele local, para registar a atividade sísmica e vulcânica na região.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa dá conta de que o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Grupo de investigação marinha OKEANOS, da Universidade dos Açores, assim como a University of Manchester, a University College of London e a Cardiff University solicitaram o apoio daquele organismo "para proceder à recolha destes equipamentos fundeados a grande profundidade".

Foram, assim, recuperados seis equipamentos com "vários dados registados, que serão validados e analisados em laboratório", permitindo "compreender o comportamento geológico da Ilha dos Açores".

A Marinha aponta ainda que o navio é comandado pelo Capitão-tenente Ricardo Miguel Alves Teixeira e tem uma guarnição de 41 militares.

Leia Também: Pescador com sintomas de enfarte resgatado de barco ao largo de Peniche

Recomendados para si

;
Campo obrigatório