Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mau tempo. Lisboa prorroga apoios ao comércio local "até 31 de março"

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje a proposta da câmara de prorrogar "até 31 de março" a duração do programa de apoio ao comércio local afetado pelas intempéries registadas em dezembro, que dispõe de 740 mil euros.

Mau tempo. Lisboa prorroga apoios ao comércio local "até 31 de março"
Notícias ao Minuto

22:19 - 31/01/23 por Lusa

País Mau tempo

O programa estava previsto vigorar "até 31 de janeiro de 2023, ou até a respetiva dotação se esgotar, consoante o que ocorrer primeiro", sendo que a proposta aprovada hoje, no dia em que o prazo inicial termina, significa a prolongamento da disponibilização deste apoio por mais dois meses.

A extensão do prazo é justificada por "o número de candidaturas até agora apresentadas não esgotou a verba destinada aos apoios" e após terem sido ouvidas as associações empresariais representativas da cidade, que "destacaram a importância de se prorrogar o prazo limite para a apresentação de candidaturas ao programa".

Em 25 de janeiro, a câmara decidiu, por unanimidade, a submeter à Assembleia Municipal de Lisboa a prorrogação do prazo de duração do Recuperar + | Programa de Apoio à Atividade Económica sobre os efeitos das cheias, afetada pela intempérie que assolou o concelho nos dias 07, 08, 13 e 14 de dezembro de 2022.

Na assembleia, a proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção do Chega e os votos a favor dos restantes, designadamente BE, Livre, PEV, PCP, duas independentes do Cidadãos Por Lisboa (eleitas pela coligação PS/Livre), PS, PSD, PAN, Iniciativa Liberal, MPT, PPM, Aliança e CDS-PP.

Em 19 de dezembro, o executivo municipal decidiu, por unanimidade, "alocar ao Recuperar + | Programa de Apoio ao Comércio Local afetado pela intempérie que assolou o concelho de Lisboa nos passados dias 07, 08, 13 e 14 de dezembro de 2022 a dotação de 740.000 euros".

"O Recuperar + | Programa de Apoio à Atividade Económica sobre os efeitos das cheias tem por objeto a atribuição de apoios financeiros à reparação, à aquisição de equipamentos, à reposição de 'stocks' danificados ou às obras necessárias em face dos danos decorrentes da intempérie que assolou o concelho de Lisboa nos passados dias 07, 08, 13 e 14 de dezembro", lê-se na proposta.

A dotação é de 740 mil euros, mas pode ser reforçada por deliberação da Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo a proposta, "o apoio traduz-se na atribuição de comparticipação financeira de 20% do valor da reparação, aquisição de equipamentos, reposição de 'stocks' danificados ou das obras necessárias (sem IVA incluído) até ao limite máximo de 10.000 euros por candidato".

Para acederem a este apoio, os comerciantes têm que se candidatar e cumprir critérios de elegibilidade.

No início de janeiro, a câmara revelou que foi contabilizado "um prejuízo total de 49 milhões de euros" após as chuvas fortes que ocorreram entre 07 e 14 de dezembro.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), detalhou o montante total dos prejuízos provocados pelo mau tempo em dezembro, em que 34 milhões de euros (70%) correspondem a danos em equipamentos e infraestruturas públicas da cidade e 15 milhões de euros (30%) dizem respeito a estragos em atividades económicas, comércio e serviços e habitações privadas.

Entre os 15 milhões de euros de prejuízos em bens privados, foram contabilizados 11,2 milhões em atividades económicas (comércio e empresas), com 338 ocorrências.

Neste âmbito, Carlos Moedas destacou os apoios do município para ajudar as atividades económicas e as famílias da cidade afetadas, que são disponibilizados através do preenchimento de formulários na página da Internet da Câmara de Lisboa: https://www.lisboa.pt/recuperarmais/.

Além do apoio para o comércio local, a câmara apoia os proprietários ou arrendatários de habitações afetadas, com "um apoio financeiro de 1.000 euros por agregado familiar", valor que passa para 2.000 euros sempre que a família integre idosos (maiores de 65 anos) ou crianças e jovens (menores de 18 anos).

Vários distritos do continente, em particular Lisboa, foram afetados por chuvas fortes no mês de dezembro, com grandes inundações, dezenas de desalojados e prejuízos de milhões de euros.

Leia Também: Vila Real acusa prejuízos de 900 mil euros na rede viária por mau tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório