Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

BES/GES. CSM vai apreciar novo plano de diligências

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) aprecia na quarta-feira "um novo plano" de diligências na instrução do processo BES/GES, que prevê audições de arguidos até 30 de março, para lá do prazo para concluir a instrução imposto pelo CSM.

BES/GES. CSM vai apreciar novo plano de diligências
Notícias ao Minuto

20:28 - 31/01/23 por Lusa

País Magistratura

"O Conselho Superior da Magistratura informa que o senhor juiz apresentou um novo plano ao CSM que será amanhã [quarta-feira] apreciado", refere o órgão de gestão e disciplina dos juízes em resposta à Lusa sobre o plano de diligências apresentado pelo juiz de instrução Pedro Santos Correia, que substituiu Ivo Rosa na condução dos trabalhos no processo BES/GES.

O plano, já apresentado pelo juiz às partes no processo, prevê um calendário de audições de testemunhas e arguidos entre 20 de fevereiro e 30 de março, ressalvando o juiz no seu despacho que o agendamento é feito "sem prejuízo da resolução das questões que se mostram pendentes e de quaisquer vicissitudes que possam ocorrer (processuais ou extraprocessuais)".

A instrução do processo BES/GES passou a ter caráter urgente, segundo um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) conhecido no início de janeiro, que deu razão a um recurso do Ministério Público (MP) contra uma anterior decisão do juiz Ivo Rosa.

O TRL determinou que "os atos de instrução e o debate instrutório decorram sem as limitações preconizadas", pelo que o processo pode agora decorrer também durante as férias judiciais com vista a evitar o risco de prescrição de alguns crimes, nomeadamente, falsidade de documento e infidelidade, o que pode acontecer entre agosto de 2024 e março de 2025.

Perante o risco de prescrição, os juízes defenderam que se evite "o arrastamento temporal dos processos penais e o consequente descrédito da justiça".

"Quer da inegável complexidade dos autos de instrução em causa, quer do elevado número de diligências a realizar em sede de instrução, quer do risco de prescrição relativamente a alguns dos crimes em causa, decorre a evidente vantagem que os atos instrutórios (incluindo o debate instrutório) sejam praticados sem as limitações" previstas nos prazos do Código de Processo Penal, referem as três juízas do TRL.

Em setembro, a instrução do caso BES/GES passou a estar nas mãos do juiz Pedro Santos Correia, que substituiu Ivo Rosa por decisão do CSM. Foi também atribuído em junho do ano passado um prazo de oito meses para a conclusão da instrução, ou seja, até ao próximo mês de fevereiro, mas o CSM já tinha mostrado disponibilidade para apreciar "na altura própria" um eventual incumprimento do prazo.

O processo BES/GES tem 27 arguidos (23 pessoas e quatro empresas).

Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso agrega no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro. Segundo o MP, cuja acusação contabilizou cerca de quatro mil páginas, a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Leia Também: Ivo Rosa autorizado a julgar empresário do Ruanda acusado de genocídio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório