Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Temporada tauromáquica em Portugal arranca quarta-feira em Mourão

A temporada tauromáquica em Portugal arranca, na quarta-feira, com um festival taurino solidário em Mourão (Évora), contando o festejo com a presença em praça de toureiros portugueses e espanhóis, foi hoje divulgado.

Temporada tauromáquica em Portugal arranca quarta-feira em Mourão
Notícias ao Minuto

23:01 - 31/01/23 por Lusa

País Évora

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (PróToiro) explica que este festejo taurino é um dos dois que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias, e cujos lucros que vierem a ser obtidos vão reverter a favor do abrigo infantil daquela vila alentejana.

Assim, na quarta-feira, a partir das 15:00, vão ser lidados seis novilhos da ganadaria de António Brito Pais.

Em praça, vão estar os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, dois novilheiros, o português Diogo Peseiro e o espanhol Erik Oliveira, e ainda o novilheiro praticante Gonçalo Alves, cabendo as pegas das lides a cavalo aos forcados Amadores de Monsaraz.

As portas da praça de touros de Mourão voltam, depois, a abrir no sábado, também pelas 15h00, para acolher outro festival taurino, em que vão ser lidados seis novilhos de Murteira Grave.

Em praça, vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol Jr. e António Telles filho, cabendo as lides a pé aos matadores de toiros Domingo López Chavez [Espanha], Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (Espanha]) e Manuel Caballero [Espanha].

As pegas vão ser asseguradas pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Citado no comunicado, o secretário-geral da PróToiro, Helder Milheiro, recorda os "grandes resultados" alcançados pelo setor na temporada de 2022, sublinhando que foi registado "um aumento significativo" de touradas e espetadores, pelo que é "grande" a expectativa para este ano.

A PróToiro recorda ainda que, em 2022, realizaram-se "191 espetáculos tauromáquicos", face aos "121" registados em 2021.

A temporada contou com "375.200 espetadores", face aos "182.600" contabilizados em 2021, acrescenta a PróToiro no comunicado.

A temporada tauromáquica abre a 1 de fevereiro, em Mourão, e termina, habitualmente, a 1 de novembro, na localidade de Cartaxo (Santarém).

Leia Também: Público que assistiu a touradas este ano "aumentou 105%" em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório