Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Enfermeiros. MP acusa bastonária de peculato e falsificação de documentos

Em causa está o pagamento indevido de quilómetros que nunca foram percorridos, recebidos como forma de complemento do ordenado.

Enfermeiros. MP acusa bastonária de peculato e falsificação de documentos
Notícias ao Minuto

19:12 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

País Ana Rita Cavaco

A bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, foi acusada pelo Ministério Público (MP) dos crimes de peculato e falsificação de documentos, avança a CNN Portugal, que indica que em causa está um processo-crime originado pelo pagamento indevido de quilómetros que não foram percorridos. O Notícias ao Minuto tentou confirmar esta informação junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas ainda não obteve resposta.

Segundo a estação televisiva, que cita o acórdão do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, foram ainda acusadas no mesmo processo mais 13 pessoas. Os arguidos adulteraram informação "com o intuito de obter um benefício" que sabiam ser "ilegítimo". Para isso, procederam ao "forjamento de mapas de deslocação, declarando quilómetros que não percorreram".

"Todos os arguidos agiram, em todas as relatas condutas, de forma livre, deliberada e consciente. Os arguidos sabiam, ainda, que as respetivas condutas eram proibidas por lei", refere o acórdão.

Sublinhe-se que os dados que originaram a investigação foram conhecidos no ano passado, depois de uma denúncia de Graça Machado, uma antiga vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, que admitiu ter beneficiado do esquema. Segundo a CNN, também ela é arguida neste processo, bem como Luís Barreira, outro vice da Ordem, Catarina Figueiredo, secretária do Conselho Diretivo da Ordem, além de outros responsáveis regionais do Conselho Diretivo.

[Notícia atualizada às 19h30]

Leia Também: Sindicato dos Enfermeiros anuncia greve na região Centro para 22 de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório