Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Greve dos professores? Apelo do STOP de maior adesão teve resposta mista

O apelo do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) para uma adesão mais forte à greve nos dias que antecedem os serviços mínimos, levou ao encerramento de algumas escolas, enquanto outras continuam abertas.

Greve dos professores? Apelo do STOP de maior adesão teve resposta mista
Notícias ao Minuto

16:45 - 30/01/23 por Lusa

País Greve dos professores

Ainda sem dados nacionais sobre a adesão à greve, o dirigente do STOP André Pestana reconheceu que nas escolas que funcionam por semestres os docentes têm optado por não usar a greve para perturbar os processos de avaliação que estão neste momento a decorrer.

Durante a manifestação que se realizou no sábado em Lisboa, André Pestana apelou aos trabalhadores das escolas para que aderissem em força à greve durante o dia de hoje e na terça-feira, antes de começarem os serviços mínimos decididos na sexta-feira pelo Tribunal Arbitral.

A Lusa contactou docentes de escolas de Loures e de Odivelas, que funcionam por semestres e estão neste momento em pausa letiva, que confirmaram que as avaliações dos alunos iriam decorrer com normalidade.

Numa ronda por algumas regiões do país, a Lusa encontrou escolas que, pela primeira vez, não abriram hoje as portas, como foi o caso da Escola Básica 2/3 de Marrazes, em Leiria.

No entanto, Leiria é o distrito onde hoje está também a decorrer a greve convocada pela plataforma de nove estruturas sindicais, da qual fazem parte as duas maiores federações sindicais do setor da educação: a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

A greve de hoje levou ao encerramento de dezenas de escolas de norte a sul do distrito de Leiria. Alunos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral, Castanheira de Pera, Pombal e Ansião ficaram sem aulas, tendo havido muitas escolas do 1.º ciclo encerradas.

Em declarações a jornalistas, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira apontou para uma adesão de cerca de 95% em Leiria.

Mais a norte, em Braga, a Escola Secundária Maximinos foi uma das que hoje também esteve encerrada. O diretor Paulo Antunes explicou que aquela secundária tem a particularidade de ter "muito 3.º ciclo", já que de um total de 455 alunos, 222 são do secundário.

"Temos tanto ou mais 3.º ciclo do que algumas escolas básicas da cidade", disse o diretor, que acredita que é neste ciclo de ensino que há mais contestação de professores, por serem maioritariamente de escalões mais baixos.

"A contestação está até ao 5.º e 6º escalões", referiu, lembrando que a escola, que integra o agrupamento de Maximinos, tem registado "uma forte adesão" às greves dos últimos tempos. "Só numa semana, esteve fechada quatro dias", disse.

Ao inicio da manhã, a Lusa tinha ainda a informação de que havia outras três escolas do 1.º ciclo em Braga encerradas: Gondizalves, Naia e Gandra.

Em Lisboa, a Escola Teixeira de Pascoais foi um exemplo do que se passa no país, tendo havido um pouco de tudo, desde greve total a parcial, segundo relatos de encarregados de educação à Lusa.

Há alunos que foram para casa e outros que tiveram aulas normalmente, contou a mãe de um menino do 2.º ano. A família soube "pouco antes das nove da manhã que a professora tinha aderido à greve".

A greve por tempo indeterminado convocada pelo STOP começou em dezembro do ano passado, contra a proposta da tutela de contratação e colocação de professores, quando ainda decorriam as rondas negociais.

Entretanto, também o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) convocou uma greve às primeiras horas de trabalho e, mais tarde, uma plataforma de sindicatos avançou também com uma greve, que se realiza por distritos.

Além das greves, professores e pessoal não docente têm participado em protestos e manifestações em Lisboa exigindo aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

Leia Também: Greve? Diretores escolares têm de assegurar "serviços mínimos" do pessoal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório