Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Matosinhos vai criar charcos e aumentar a biodiversidade nas áreas verdes

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta segunda-feira a criação de dois charcos, no Parque das Austrálias e no Parque de São Brás, no âmbito de um projeto de caracterização e avaliação das massas de água das áreas verdes do concelho.

Matosinhos vai criar charcos e aumentar a biodiversidade nas áreas verdes
Notícias ao Minuto

12:00 - 30/01/23 por Lusa

País Matosinhos

Segundo a autarquia do distrito do Porto, numa fase posterior será elaborado um Plano de Gestão destas áreas e um Plano de Ação que permita incrementar a biodiversidade do concelho.

O trabalho será desenvolvido em parceria com o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e a sua campanha "Charcos com Vida", que irá estudar e mapear as massas de água urbanas, avaliando a sua biodiversidade, as principais ameaças e o seu estado de conservação.

Citado em comunicado, José Teixeira, investigador responsável pelo estudo, explica que "as pequenas zonas húmidas urbanas desempenham importantes funções ecológicas e ambientais, albergando uma biodiversidade notável".

Por seu lado, Manuela Álvares, vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos, refere que "o estudo e o mapeamento destes locais é o primeiro passo para a sua preservação, mas também para a sua valorização ambiental junto da comunidade".

O projeto prevê ainda a realização de ações de educação ambiental dirigidas aos cidadãos e escolas do concelho, bem como uma formação de técnicos e jardineiros de espaços verdes urbanos e técnicos de educação ambiental da autarquia para a gestão adequada das massas de água.

Leia Também: PSD/Matosinhos acusa Câmara de desistir de jovens com necessidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório