Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19. Primeira SMS a convocar para vacinação foi enviada há dois anos

Desde então, foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens.

Covid-19. Primeira SMS a convocar para vacinação foi enviada há dois anos
Notícias ao Minuto

13:08 - 29/01/23 por Notícias ao Minuto

País SNS

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de SMS do número 2424, foi enviada há exatamente dois anos, a 29 de janeiro de 2021, recordaram, este domingo, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Desde então, foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens.

“Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo”, sublinhou o SPMS, num comunicado enviado às redes sociais. 

Tratou-se de “um grande avanço tecnológico” no “período mais crítico da pandemia”. “A funcionalidade de agendamento foi sendo disponibilizada progressivamente às unidades de saúde do país, tornando-se a SMS do número 2424 a forma preferencial de convocatória para a vacinação”, afirmou, acrescentando que o contacto usado é aquele que consta no Registo Nacional de Utentes (RNU) do Serviço Nacional de Saúde.

Ao longo dos últimos dois anos, foram ainda enviadas “outras mensagens relacionadas com o processo de vacinação”, num total de 111 milhões de SMS

“A experiência da vacinação mostrou como um sistema simples e democrático, como a SMS, pode ser altamente eficaz na convocatória de utentes. Por esta mesma razão, este sistema foi entretanto alargado à convocatória para outros atos, como rastreios, permitindo uma maior rapidez no contacto com a população”, especificou o comunicado.

Atualmente, quem pretender ser vacinado contra a Covid-19, poderá fazê-lo através do Portal SNS 24, “dando a possibilidade de se escolher o dia e o local mais conveniente”. 

Leia Também: Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório