Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A imagem do 2.º altar-palco da polémica. Igreja propôs e CML recusou

Este altar-palco, localizado no Parque Eduardo VII, teria um custo estimado de cerca de dois milhões de euros. Ainda não foi adjudicado.

A imagem do 2.º altar-palco da polémica. Igreja propôs e CML recusou
Notícias ao Minuto

23:59 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

País JMJ

Eis que a polémica que rodeia a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não para de se adensar. Imagens daquele que viria a ser o segundo palco do evento, no parque Eduardo VII, em Lisboa, foram divulgadas, esta sexta-feira, pelo Observador.

Fonte da Câmara de Lisboa, citada pelo jornal, dá conta de que o desenho foi proposto pelo Comité Organizador Local (Igreja Católica) à autarquia, mas o projeto foi recusado várias vezes, estando ainda a ser redesenhado. 

Dada a dimensão e valor do projeto, que rondará os dois milhões de euros, este terá sido rejeitado por quatro vezes pela Câmara, refere mesmo a SIC Notícias. Ainda assim, nada está adjudicado.

O mesmo meio ressalva que, perante a polémica que rodeia o primeiro altar-palco, que deverá ultrapassar os cinco milhões de euros, o projeto deverá sofrer alterações.

Nas imagens divulgadas, uma das quais poderá ver abaixo, o palco apresenta uma longa escadaria, sendo composto por um conjunto de torres brancas e tendo vários metros de altura.

Notícias ao Minuto© Reprodução/Observador

De notar que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha dando conta do projeto para este segundo palco, tendo apelado à construção de um "altarzinho". Segundo o mesmo canal, deverá ser aqui que arrancará a JMJ, no dia 1 de agosto, com a missa presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Recorde-se que o Vaticano demarcou-se, esta sexta-feira, da polémica que envolve o custo do altar-palco, tendo o seu porta-voz, Matteo Bruni, afirmado, em declarações ao ACI Prensa, que "a organização do evento é local". Assim, a decisão dos custos caberá à Câmara Municipal de Lisboa.

A JMJ, para muitos o maior acontecimento da Igreja Católica, realiza-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas. As principais cerimónias da jornada - que tem como momento alto uma missa dirigida pelo Papa Francisco - decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

O altar-palco, onde o Papa Francisco dará a missa final deste evento, terá capacidade para cerca de duas mil pessoas, metade das quais deverão ser bispos.

Tanto a autarquia como a fundação organizadora da Jornada Mundial da Juventude foram contactados pelo Notícias ao Minuto, até ao momento sem resposta.

[Notícia atualizada às 00h20]

Leia Também: Vaticano demarca-se da polémica do altar-palco e diz que não interferiu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório